LDO aprovada em primeira votação em Venda Nova

O esboço principal de como vai ser gasto o dinheiro público em Venda Nova já está traçado. A Lei de Diretrizes Orçamentárias, que é a base para a elaboração do Orçamento Municipal, foi aprovada em primeira votação na sessão da última terça-feira, dia 7 de julho. O projeto de lei 016/2009, de autoria do Executivo, tramita na Câmara desde o dia 22 de abril, quando foi lido no expediente da sessão. No dia 27 do mesmo mês foi recebido pela Comissão Permanente de Finanças, que passou a estudá-lo.

Quem se debruçou em estudo sobre a proposta foi o vereador Fernando Altoé- PSDB, membro da Comissão e autor das 15 emendas. Na última terça, as emendas foram aprovadas em conjunto antes da primeira votação. Com a aprovação, as emendas agora já estão incorporadas à LDO, que volta para a pauta da próxima sessão para segunda e última votação.

Fernando Altoé e o vereador Tarcísio Botacim- DEM fizeram uma minuciosa análise, junto com a contadora da Prefeitura Maria Casagrande Lachini e o chefe de gabinete José Manoel Bolzan. De acordo com Altoé, as propostas de emendas apresentadas por ele se baseiam em demandas crescentes e têm o objetivo de dar os instrumentos que o Executivo precisa para desempenhar suas funções. “Isso não quer dizer que não ficaremos atentos”.

Poder de investimento

Alberto Falqueto- PDT, que é relator da comissão de Finanças, destacou que um dos artigos mais importantes da LDO é o que prevê o mínimo de 10% da receita corrente para investimento. “O Município não pode perder sua capacidade de investimento. A média tem sido de 13% nos últimos anos”. Falqueto a considera ótima comparando à maioria dos municípios, onde a média é de 4%.

Para garantir a capacidade de investimento, Falqueto vê no aperto aos gastos com custeio a única saída. Ele voltou a repetir que Venda Nova, pela qualidade dos serviços, é um dos que mais gasta com custeio. ‘’É daí que pode sobrar dinheiro para os investimentos. Precisamos de caixa, principalmente para dar contrapartida aos recursos que vêm do Estado e da União”.

* Site Câmara de Venda Nova

Confira mais Notícias

Carlos Alberto Minet (PSDB) toma posse na Câmara de Venda Nova do Imigrante

Veja os nomes dos novos secretários municipais de Venda Nova do Imigrante

Eleitores que não votaram no 2º turno têm até terça para justificar

Vereador Alexandre Feletti é eleito presidente da Câmara de Venda Nova do Imigrante

Eleitos tomam posse nesta quarta-feira (1º) em Venda Nova do Imigrante

Comissão é montada para trabalhos de transição de governo na Prefeitura de Venda Nova

Não foi votar? Saiba como justificar ausência

Valdir Dias é o vereador eleito mais votado em Venda Nova do Imigrante