Lei dos pets proíbe captura e extermínio de cães e gatos em Venda Nova

Foi aprovado na Sessão Ordinária de terça-feira (15) o Projeto de Lei 31/2015, que trata da Política Municipal de Proteção e Controle Populacional de Cães e Gatos em Venda Nova. A matéria foi votada pela segunda vez e recebeu aprovação unânime dos vereadores presentes.

 

O PL é de autoria do Poder Executivo e estabelece medidas como multas, campanhas e divulgação de material informativo para combater o crescimento desordenado da população animal e evitar transtornos para os moradores, como ataques de cães e fezes deixadas em locais públicos.

 

Após emenda da Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final da Câmara, o projeto passou a prever multa para proprietários nos casos reincidentes de cães de médio ou grande porte que estejam na rua sem uso de guia enforcador. A multa também será aplicada a partir da segunda vez que o dono não recolher as fezes ou levar o animal para urinar em local impróprio.

 

Além de determinar punições para quem não cuidar do seu pet, o PL busca proteger os bichinhos. Ele proíbe, por exemplo, a captura e extermínio de cães e gatos em Venda Nova e prevê a realização, nas escolas, de palestras educativas sobre posse responsável de animais. Ainda está prevista a fiscalização de estabelecimentos que comercializam produtos usados para sacrifício de animais.

 

Essa foi a segunda e última votação do Projeto de Lei 31/2015. As primeiras discussão e votação da matéria ocorreram em Sessão Extraordinária realizada na última quinta-feira (10).  Agora, o texto segue para sanção do prefeito.  Para conhecer o PL na íntegra, clique aqui.

 

Fonte: ascom/Câmara VNI
Foto: freeimages

Confira mais Notícias

Carlos Alberto Minet (PSDB) toma posse na Câmara de Venda Nova do Imigrante

Veja os nomes dos novos secretários municipais de Venda Nova do Imigrante

Eleitores que não votaram no 2º turno têm até terça para justificar

Vereador Alexandre Feletti é eleito presidente da Câmara de Venda Nova do Imigrante

Eleitos tomam posse nesta quarta-feira (1º) em Venda Nova do Imigrante

Comissão é montada para trabalhos de transição de governo na Prefeitura de Venda Nova

Não foi votar? Saiba como justificar ausência

Valdir Dias é o vereador eleito mais votado em Venda Nova do Imigrante