Neste domingo (22), a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Venda Nova do Imigrante irá realizar seu tradicional leilão de garrotes. A iniciativa é beneficente à instituição e será realizada no Centro de Eventos Padre Cleto Caliman, o “Polentão”.
Devido ao leilão, a santa missa da Igreja Matriz será celebrada no Centro de Eventos, às 9 horas. Logo após, por volta das 10h30, os lances começam e seguem durante a tarde. Segundo os organizadores, cerca de 60 animais serão leiloados e haverá serviço de bar completo, no “paiol do nonno”.
Os animais foram escolhidos a dedo pelo voluntário Angelim Falchetto, o diretor de patrimônio da Apae, Ricardo Comarela Zandonadi e pelo tesoureiro, Tim Bissolli, em propriedades de Iúna e em Mutum (Minas Gerais). Além dos garrotes comprados, alguns foram doados para o leilão.
Os organizadores lembram que os animais são entregues na propriedade de quem os arrematar, sem custo adicional. Se um ou dois animais forem arrematados, é dado o prazo de 30 dias para o pagamento; se forem três garrotes arrematados o prazo se estende para 60 ou até 90 dias.
Angelim Falchetto reforça o convite para este domingo. “Queremos convidar a todos para o leilão da Apae, no Polentão, que todos participem e estejam lá a contribuir da melhor maneira que puder. E desde já, nós agradecemos!”.
O leilão da Apae já se tornou um evento tradicional em Venda Nova e reúne voluntários e apoiadores da causa apaiana.
Beneficente
O recurso arrecadado chega à Apae em um momento que a instituição arca com despesas maiores de fim de ano, como explica o tesoureiro Tim Bissoli. “É uma receita muito importante para a Apae. O ano passado foi em torno de R$ 120 mil arrecadados, esse valor dá para cobrir duas folhas de pagamento da Apae. Esses recursos vem no fim do ano quando se tem mais despesas como o décimo terceiro”, detalha o tesoureiro.
Serviço de Bar
Durante todo o leilão, haverá venda de bebidas e comidas no “paiol do nonno”. A equipe responsável pelo serviço de bar serão os voluntários da “Dopo mesa”, a tradicional “missas das dez” que é realizada na Casa da Cultura e neste domingo (22) será transferida para o Polentão. Toda a arrecadação do bar será destinada à Apae.
Trabalho voluntário
A organização do evento é realizada de forma voluntária desde a montagem do curral, o leilão, até a entrega dos animais. “É de se admirar como a comunidade abraçou o leilão. A igreja católica, as outras religiões, todo mundo ajuda. Isso que é bonito. E juntos nós podemos fazer muita coisa. Sozinhos é que não conseguimos fazer nada. Estamos agradecendo sempre! A gratidão é muito bonita que faz bem a todos”, disse Angelim.