Levantamento para atualizar dados sobre uva e vinho em Santa Teresa

Santa Teresa é de longe a maior produtora de uva, vinho e suco do Estado. Conforme dados da Secretaria de Estado de Agricultura, a Doce Terra dos Colibris representa 80% da economia do setor no Estado.

Para atualizar as informações, a Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Econômico está realizando um levantamento dos dados sobre a produção. Técnicos da Secretaria estarão inclusive visitando os produtores para checar a quantidade de área utilizada, quantidade de parreirais, produção de fruta in natura e o volume de produtos beneficiados como o suco e o vinho.

O secretário de Agricultura de Santa Teresa, Jorge Natalli, destacou que os atuais dados se referem até 2010. “Vamos atualizar as informações e seguir dando todo apoio para o fortalecimento do setor, que já conta com uma parceria entre a Associação de Produtores de Uva e Vinho Teresense (Apruvit)”, Ifes, Sebrae, Governo do Estado, além da Prefeitura. A nossa expectativa é que a próxima safra fique em torno de1.1 mil tonelada da fruta”, disse Natalli.

Uva e vinho de Santa Teresa em números (dados de 2010):

– 95 propriedades envolvidas

– 44 hectares utilizados

– 11 vinícolas

– 740 toneladas de fruta in natura

– 100 mil litros de vinho

– 30 mil litros de suco

– R$ 2.5 mulhões de movimentação financeira

Confira mais Notícias

RuralturES 2025 terá Seminário de Vinhos de Inverno com lançamento de zoneamento para cultivo de uvas

RuralturES 2025 abre inscrições para expositores de turismo rural, gastronomia e cultura

Agro capixaba mantém estabilidade nas exportações em 2025

RuralturES 2025 expande estrutura e promete edição histórica de 14 a 17 de agosto

Pesquisa apresenta diagnóstico da produção e do processamento de uva no ES

Governo do ES vai impulsionar agroindústrias e empreendimentos rurais e da pesca

Edição 2025 da RuralturES já tem data definida

Feira da Agricultura Familiar de Venda Nova retorna nesta sexta-feira (17)