Tramita na Câmara de Venda Nova o Projeto de Lei Nº 019.2009, de autoria do vereador Marco Grillo-PSDB, que propõe limite de prazo para atendimento ao cliente nas agências bancárias. O projeto ainda vai para votação em plenário e, se aprovado, tornarão as agências bancárias e demais estabelecimentos de crédito de Venda Nova obrigadas a colocar à disposição dos usuários pessoal suficiente no setor de caixas, para que o atendimento seja feito em tempo hábil, respeitando a dignidade e o tempo do usuário.
O Artigo 2º estabelece como tempo hábil para o atendimento até 15 minutos em dias normais e 25 para vésperas, pós-feriados e dias de pagamento dos funcionários públicos municipais, estaduais e federais.
Depois de aprovada a lei, as agências bancárias e demais estabelecimentos de crédito terão o prazo de 120 dias para instalar relógio de ponto em suas dependências. O objetivo é servir de referência para os usuários dos serviços bancários, registrando a hora de entrada e o tempo de permanência do cliente nas filas.
Para os estabelecimentos que não cumprirem a lei, estão previstas multas no valor de R$ 506,00, dobrando no caso de reincidência. O valor da multa será atualizado anualmente, pela variação do Índice de Preços ao Consumidor Amplo- IPCA, apurado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística- IBGE.
De acordo com Marco Grillo, o projeto vem para atender à população que sempre reclama do longo tempo que ficam nas filas dos bancos. O assunto está em evidência no Estado e no país e também é uma realidade em Venda Nova. Muitos usuários perdem tempo nas filas de espera para resolverem suas questões financeiras, que são, em sua maioria, simples e rápidas de serem resolvidas. O autor do projeto lembra ainda dos que prejudicam o horário de almoço, seu único tempo livre, devido ao fluxo extremamente lento das filas bancárias.
* Site Câmara