FMZ A Rádio
da Família

É hoje!

Livro conta a história dos 45 anos da Festa da Polenta de Venda Nova

Neste ano, a Festa da Polenta de Venda Nova do Imigrante completa 45 anos, e dentre as ações alusivas à data está o lançamento do livro “Festa da Polenta 45 anos de Voluntariado, filantropia e Cultura”. A autora da obra é a jornalista e escritora Lilia Gonçalves que resume toda a trajetória do evento percorrida desde a primeira edição da festa até o sucesso de hoje. O lançamento do livro ocorrerá nesta quinta-feira, 5 de outubro, às 19 horas, no Centro Cultural e Turístico “Máximo Zandonadi”, na Vila Betânea, em Venda Nova do Imigrante.

O presidente da Associação Festa da Polenta (Afepol), Edésio Minet Zavarize, disse sobre a importância desse trabalho de registro da história. “É com grande alegria e gratidão que nós, atual diretoria da Afepol, participamos do lançamento do livro: ‘Festa da Polenta 45 anos de Voluntariado, filantropia e Cultura’ que narra um pouco da história das 45 Festas da Polenta. Esse livro vem atender ao desejo e a necessidade de se registrar momentos da Festa e da Afepol. Temos a oportunidade de mostrar a evolução da festa baseado nas memórias daqueles que tanto trabalharam e contribuíram para manter as tradições e a cultura”, disse Edésio.

Sobre a produção do livro, a autora lembra do início do trabalho de cobertura da Festa da Polenta, ainda na década de 90. “O conteúdo editorial que compõe o presente livro é resultado de uma jornada de trabalho iniciada em 1991, ano de fundação do Jornal Folha da Terra. As matérias publicadas pelo periódico sobre a Festa da Polenta serviram de guia para a organização cronológica dos principais fatos ocorridos ao longo da evolução do evento. Desde sua fundação a publicação passou a noticiar o evento”, lembra Lilia.

Ainda segundo a jornalista, a obra permite ao leitor conhecer toda a engrenagem que faz a Festa da Polenta acontecer. “O presente livro, da forma como está organizado, dá ao leitor uma ideia geral de como funciona a Festa da Polenta e como dentro dela existem vários núcleos de organização: cozinha, Casa da Nonna, Paiol do Nonno, só para exemplificar. Têm ainda as organizações sistêmicas, como a tesouraria e os setores de compra e de contratações. Tanta complexidade, que é costurada com muita simplicidade, faz-me concluir que a Festa da Polenta realmente é um universo à parte, um caso a ser estudado”, detalhou a escritora.

Sobre a autora

Desde 1991 escrevendo sobre a Festa da Polenta, a jornalista Maria Auxiliadora Gonçalves, mais conhecida como Lilia Gonçalves, criou um grande acervo de informações sobre o evento. Formada em comunicação social, com ênfase em jornalismo, pela Universidade Federal do Espírito Santo em 1988, mudou-se para Venda Nova em 1989 e fundou o Jornal Folha da Terra em 1991.

A primeira publicação do periódico foi em agosto daquele ano e, em outubro, começou a acompanhar a Festa da Polenta com o olhar de jornalista, moradora e voluntária (durante uma década).  A partir de 1991 passou a fazer um encarte especial sobre o evento, que evoluiu para a Folha da Polenta, uma publicação em policromia, com tiragem ampla.

As publicações especiais foram interrompidas em 2020 devido à crise sanitária do novo coronavírus e, em 2021, veio a decisão de organizar todo o acervo e transformá-lo em livro. Neste mesmo ano encarou o desafio de escrever o livro sobre a história política de Venda Nova do Imigrante, sob o olhar do Legislativo Municipal. O livro Venda Nova do Imigrante- De 1936 até 2022, A História do Município ao Longo das Legislaturas Municipais, com 479 páginas, foi lançado em novembro de 2022. Em 2023 resolveu retomar o projeto editorial sobre a Festa da Polenta, que foi abraçado pela Afepol e patrocinado pelo Sicoob Sul-Serrano.

Confira mais Notícias

Cantora Luiza Andrade é uma das atrações da Festa do Morango de Pedra Azul

Venda Nova sediará Congresso Brasileiro de Poetas Trovadores nesta semana

Festival celebra os 150 anos da Imigração Italiana no Brasil

36 anos de história: veja como Venda Nova do Imigrante tornou-se um município

36ª Festa de Emancipação de Venda Nova garante três dias com shows e solidariedade

Cultura

Festa do Socol é diversão garantida nas Montanhas Capixabas. Confira programação!

Cultura

Venda Nova lança marca do turismo no aniversário do Centro Cultural e Turístico Máximo Zandonadi

Venda Nova: Centro Cultural e Turístico Máximo Zandonadi completa 12 anos