Cultura

Livro de conceiçoense resgata história dos tropeiros no município

* Valdinei Guimarães

valdinei@radiofmz.com.br

Será lançado no dia 22 de agosto, uma sexta-feira, um livro que conta a história dos tropeiros em Conceição do Castelo. A obra, intitulada "Tropas & Tropeiros: O transporte a lombo de burros em Conceição do Castelo", registra a época que vai da metade do século XIX até os anos 1960, em que homens usavam burros para se locomover e garantir a sobrevivência das famílias.

Pesquisa para o livro levou dez anos – Foto: Divulgação

O autor do livro, o conceiçoense Armando Garbelotto (46), ouviu antigos moradores do município e pessoas de outras cidades para contar a história dos tropeiros. Durante mais de dez anos, dezenas de personagens com idades entre 70 e 90 anos foram ouvidos para recontar o período. A pesquisa durou mais de dez anos. "Não foi fácil. Foram várias idas e voltas de pesquisa pelos quatro cantos do município e de cidades vizinhas para contar a história dos tropeiros", conta Armando.

A iniciativa de escrever sobre o tema surgiu após a constatação, pelo autor, de que a história estava se perdendo. "O patrimônio material vai sendo demolido com o tempo e as pessoas mais velhas, quando morrem, levam com elas parte da riqueza histórica imaterial. Eu também quis resgatar a identidade cultural de Conceição", comenta o autor. O livro foi produzido com apoio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (APEES), em parceria com o Instituto Sincades.

A tiragem da obra é de mil exemplares, que serão distribuídos gratuitamente. Além disso, o título estará disponível no site do Arquivo Público em breve, onde poderá ser lido de graça. No lançamento, que acontecerá às 19h30 no Salão Paroquial de Conceição, o autor distribuirá alguns exemplares.

Confira mais Notícias

Vale do Emboque, em Conceição do Castelo, vira cenário de videoclipe do cantor Makson Côra

Banda Marcial Emiliano Pedrino Lorenção celebra 34 anos com apresentação especial em Venda Nova

Coral italiano celebra 150 anos da imigração com concerto em Venda Nova

Venda Nova abre chamamento público para seleção de expositores da Vila de Natal 2025

Zé Ramalho é destaque no segundo fim de semana da 47ª Festa da Polenta em Venda Nova do Imigrante

47ª Festa da Polenta celebra a cultura vendanovense com atrações musicais, gastronomia e shows nacionais

Venda Nova recebe apresentação de pianista japonesa e cantor norte-americano nesta sexta-feira (26)

Religião

Vendanovense é ordenado diácono permanente da Diocese de Cachoeiro