Livro sobre famílias negras de Venda Nova será lançado hoje

Venda Nova dos imigrantes negros. As lembranças dos afro descendentes locais agora está registrada em livro. Escrito por alunos do terceiro ano matutino da Escola Fioravante Caliman, “Histórias e Memórias… A Trajetória do Povo Negro em Venda Nova do Imigrante”, reúne em 28 capítulos e 188 páginas histórias contadas pelas próprias famílias, além de fotos e genealogia. O lançamento será hoje, às 19h, no ginásio Salesiano.

O projeto é coordenado pela professora de história e filosofia Celina Januário junto com a professora de redação Eliane Lorenzoni. O levantamento começou no ano passado e, neste, os alunos iniciaram a produção dos textos em formato de memórias, já que não se trata de um trabalho científico.

O livro engloba famílias do Caxixe, Camargo, Vargem Grande e Sede do município, num total de 28 famílias. A mais antiga é a de Maria Vieira de Azevedo, do Camargo.

Com apoio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, a publicação terá tiragem de 200 exemplares. Hoje, só os alunos e as famílias negras terão acesso ao exemplar, mas em breve os livros estarão disponíveis nas escolas e na Biblioteca Municipal.

Mais detalhes você acompanha numa entrevista com a professora Celina neste sábado (4), no Programa “Conexão”, aqui, na Rádio FMZ!

Confira mais Notícias

Venda Nova do Imigrante recebe o espetáculo teatral “Cadê Mafalda?”

Confira a programação da 23ª Festa do Socol de Venda Nova do Imigrante

Blocos e 17 bandas irão animar Carnaval 2025 de Alfredo Chaves

Confira a programação do Carnaval 2025 de Alfredo Chaves

Venda Nova apresenta calendário de eventos 2025

Inscrições abertas para participar da Banda Marcial de Venda Nova do Imigrante

Concerto em Venda Nova une piano e canto de músicas de compositores capixabas

Cultura

Festa da Uva do Vinho: 59ª edição acontece em São Bento de Urânia, em Alfredo Chaves