Venda Nova dos imigrantes negros. As lembranças dos afro descendentes locais agora está registrada em livro. Escrito por alunos do terceiro ano matutino da Escola Fioravante Caliman, Histórias e Memórias… A Trajetória do Povo Negro em Venda Nova do Imigrante, reúne em 28 capítulos e 188 páginas histórias contadas pelas próprias famílias, além de fotos e genealogia. O lançamento será hoje, às 19h, no ginásio Salesiano.
O projeto é coordenado pela professora de história e filosofia Celina Januário junto com a professora de redação Eliane Lorenzoni. O levantamento começou no ano passado e, neste, os alunos iniciaram a produção dos textos em formato de memórias, já que não se trata de um trabalho científico.
O livro engloba famílias do Caxixe, Camargo, Vargem Grande e Sede do município, num total de 28 famílias. A mais antiga é a de Maria Vieira de Azevedo, do Camargo.
Com apoio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, a publicação terá tiragem de 200 exemplares. Hoje, só os alunos e as famílias negras terão acesso ao exemplar, mas em breve os livros estarão disponíveis nas escolas e na Biblioteca Municipal.
Mais detalhes você acompanha numa entrevista com a professora Celina neste sábado (4), no Programa Conexão, aqui, na Rádio FMZ!