Por Leandro Fidelis
Vândalos e turistas sem a menor consciência ambiental estão indo alto deixar seus rastros. O Morro do Filete, um dos mirantes mais conhecidos de Venda Nova, virou alvo constante. O lixo e a depredação do local preocupam principalmente os praticantes de vôo livre.
Pilotos da Associação Vendanovense de Vôo Livre- AVVL estiveram na rampa no último fim de semana. Diante do que viram, marcaram uma reunião nesta terça-feira (19) para alertar os associados. A estrutura que a entidade montou para as competições foi destruída e constantemente são recolhidos no local copos descartáveis, garrafas plásticas e camisinhas.
Uma vez havia tanto lixo que foi preciso acionar a Prefeitura. O vôo livre é um esporte ligado à natureza e não quer ver o Morro do Filete neste estado lamentável, diz Ricardo Feitosa, presidente da AVVL.
Segundo Ricardo, desde o início da Associação o proprietário Máximo Lorenção liberou a área para os esportistas. O agricultor vê dificuldade em controlar o ir e vir de pessoas até a rampa, já que a estrada pertence à outra família.
Em maio, a AVVL organiza uma competição e conta com apoio dos moradores para ter a rampa do jeito que estava.