Lubiana Venturim é a 23ª Rainha da Festa da Polenta

* Leandro Fidelis

(leandro@radiofmz.com.br)

 

O distrito de São João de Viçosa, em Venda Nova do Imigrante, mostrou mais uma vez que é uma terra de italianas bonitas. Depois de Lilian Faggioli Pizzol, a 23ª Rainha da Festa da Polenta também é moradora da comunidade. A estudante de administração Lubiana Falchetto Venturim, de 19 anos, foi eleita na noite de abertura da 35ª edição do evento, na última sexta-feira (04).

 

Ao lado de Lubiana, reinam na “Terra da Polenta” até 2014 a primeira princesa, Josélia Zandonadi Carneiro, da comunidade de Bela Aurora, e a segunda princesa, Sabrina Vicentin Fiorese, de São Roque. Elas superaram outras seis candidatas no concurso considerado um dos mais disputados das 23 edições. E coincidentemente as três vitoriosas são moradoras do interior do município. Lubiana vem a ser bisneta de Amadeo Venturin, o primeiro imigrante italiano a se estabelecer no município de Venda Nova.

 

As jovens vestiram trajes inspirados em personalidades do Renascimento, período de inovação entre os séculos XIV e XVI que começou na Itália e promoveu uma nova visão do mundo e do homem no campo das artes, da cultura e da ciência. Resultado de uma ampla pesquisa de indumentárias de época, o desfile foi um verdadeiro show de glamour que encantou o público presente.

 

Por trás desse espetáculo, vale destacar o projeto de inovação do desfile coordenado por Jurucéia Cesconetto Colodetti, Marinei Juvanhol Sossai e Tiãozinho Salazar, além do trabalho das costureiras. Lúcia Busato assume o vestido da rainha Lubiana, enquanto Delizete Fioresi, a "Dodô", o da primeira princesa, Josélia, e Lourdes Altoé Falqueto assina o da segunda princesa, Sabrina.

 

Mulheres renascentistas representadas pelas campeãs:

 

Rainha Lubiana– Representou Margarete Di Savoia, em italiano “Margherita”. Nascida em Turim, foi rainha consorte do Reino de Itália, esposa do rei Umberto I de Itália, o segundo soberano da Itália unificada.

 

1ª princesa Josélia– Na passarela foi Isabella d’Este Gonzaga, Nascida em Ferrara. Foi uma das líderes femininas da Renascença italiana e figura cultural e política de destaque. Filha de Hércules I d'Este, duque de Ferrara, e de Eleonora de Aragão, foi marquesa de Mântua e teve como irmã outra personagem histórica igualmente famosa: Beatrice d'Este, citada simplesmente como a “Prima donna” do Renascimento.

 

2ª princesa Sabrina– Incorporou Caterina de Mèdici, nascida em Florença, filha de Lorenzo II de Médici e de Madeleine de La Tour d’Auvergne. Foi uma nobre italiana que se tornou rainha consorte da França, como a esposa do rei Henrique II. A família Mèdici era na época, de fato ,a governante de Florença: originalmente banqueiros, chegaram à grande riqueza e poder, financiando as monarquias da Europa.

Confira mais Notícias

Músico Makson Côra lança mais quatro músicas autorais em novo EP

Encerramento da oficina de Bauernmalerei celebra tradição e cultura em Domingos Martins

Paróquia São Pedro realiza programação natalina em Venda Nova do Imigrante

Comunidade Santa Teresinha, em Venda Nova, realiza leilão beneficente neste domingo (8)

Governo do ES lança Editais da Cultura 2024 com investimento de R$ 33,3 milhões

Livro conta a história dos 45 anos das Voluntárias Pró-Hospital Padre Máximo de Venda Nova

Natal de Domingos Martins terá neve artificial e diversas atrações

Venda Nova do Imigrante lança editais para fomento de projetos culturais