* Leandro Fidelis
(leandro@radiofmz.com.br)
O maestro Romualdo Falqueto, de 65 anos, que coordena grupos musicais ligados à cultura italiana em Venda Nova, está internado desde a última sexta-feira (23), no hospital da Unimed, em Cachoeiro de Itapemirim, por conta de um derrame cerebral. O músico saiu da UTI ontem de manhã, mas segundo familiares, o quadro ainda é de risco.
A filha caçula de Romualdo, a estudante Elisa, informou que o maestro está consciente, conversa e já se alimenta. Ela, os três irmãos e a mulher do músico, Lourdes Altoé, estão todos em Cachoeiro acompanhando a evolução de Falqueto.
Romualdo começou a passar mal no feriado do último dia 12. Ele sentia dores de cabeça e enjoos. O médico diagnosticou labirintite, mas mesmo tomando medicamentos, o músico não melhorou nos últimos dias.
De acordo com Elisa, foi marcada uma tomografia para a última sexta-feira, quando o médico detectou o derrame e internou Romualdo no mesmo dia. O derrame ocorreu justamente no dia 12, quando meu pai começou a passar mal.
O derrame foi extracerebral. Sábado à noite, isso causou um inchaço, o que piorou o quadro de saúde do maestro, levando-o à internação na UTI. Há previsão de alta para os próximos dias, caso o músico continue apresentando os mesmos sinais de melhora da últimas horas.
Romualdo é conhecido pelo seu entusiasmo com a música. Ele é o regente do Coral Santa Cecília, coordena o coral infantil Sol da Manhã, é líder do grupo Toni Boni e ensaia os estudantes do município no Projeto Resgate da Cultura.