A Biblioteca Municipal de Domingos Martins apresenta neste mês de dezembro novidades que convidam o público a participar. No local, estão montadas: a exposição que comemora os 50 anos da personagem da Mafalda e a Árvore de Perguntas, com frases do escritor chileno Pablo Neruda.
Fotos: AssCom PMDM |
Em comemoração aos 50 anos da personagem argentina Mafalda, conhecida das tirinhas, os alunos dos 3º anos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Teófilo Paulino organizaram uma exposição por meio de cartazes.
A mostra foi dividida em quatro temas – “Mafalda e as mulheres”, “Mafalda e a Ditaduras da América Latina”, “Mafalda e a Sociedade de Consumo”, “Mafalda e o Comunismo” e “Mafalda e os Beatles”, que falam sobre as histórias e dilemas vividos pela personagem.
A exposição, que de início foi montada no colégio, foi trazida para o espaço da biblioteca por meio da professora Ana Maria Silva. Ela conta que o tema foi muito bem aceito pelos alunos, que puderam contextualizar o aprendizado com as histórias da personagem. “A Mafalda é um criança, de apenas seis anos, que aborda questões atuais, refletindo temas como liberdade, ditadura, capitalismo, Guerra Fria, Beatles, feminismo, consumismo, entre outros”, ressalta a professora.
Participantes da exposição, as alunas Bárbara Fonte-Boa, Ariel Velten Pereira, Caroline Rangel Rodrigues e Joyce Vellozo consideram as histórias da personagem criada pelo cartunista argentino Quino, muito atuais e com uma grande importância para debates nas áreas de política e cotidiano. “O gosto da personagem pelos Beatles também foi algo que nos despertou o interesse já que também costumamos ouvir o som da banda inglesa”, dizem as alunas.
Para Ana, a personagem faz sucesso pela forma como ela apresenta o criticismo a diversos temas em suas histórias. “A Mafalda permanece atual por contestar e nos faz pensar, daí a sua importância maior. Ela nos encanta por sua Irreverência e sagacidade, além de ser uma defensora da Humanidade e da Paz Mundial” considera a professora.
Árvore de Perguntas
Além da exposição “Mafalda 50 anos”, o público pode conferir e participar da "Árvore de Perguntas". As pessoas que chegam ao local são convidadas a escolher e escrever pequenas perguntas da obra “O Livro das Perguntas”, do escritor chileno Pablo Neruda. Todas as produções são colocadas na árvore.
Segundo a professora Ana Maria Silva, a ideia nasceu na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Teófilo Paulino por meio dos alunos dos terceiros anos, e depois foi levada para Biblioteca Municipal, onde todos podem ter acesso.
As duas exposições estão abertas ao público durante todo o mês de dezembro e têm o apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Esporte (Secedu).
Serviço:
Biblioteca Pública Municipal
Horário de funcionamento: Segunda a sexta, das 8h às 17h
Horário especial:
Dia 24: Das 8h às 11h30
Dia 31: Das 8h às 16h