* Leandro Fidelis
leandro@radiofmz.com.br
As principais avenidas de Afonso Cláudio, na Região Serrana, vão ganhar mais de 1.000 vagas de estacionamento. O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran/ES) iniciou as demarcações na última sexta-feira (12) no município.
De acordo com o projeto solicitado pela Prefeitura, a cidade terá 1.000 vagas só para carros e 300 para motocicletas. As demarcações foram divididas entre vagas em 45 graus e em paralelo com as calçadas.
Fotos: Leandro Fidelis |
Além das áreas de estacionamento, o Detran vai implantar e manter a sinalização viária horizontal e vertical no município.
Com o investimento para a sinalização viária serão realizados serviços como pinturas de faixas de pedestres, de retenção e faixa dupla amarela, instalação de placas de sinalização vertical, entre outros.
O prazo previsto para execução dos trabalhos é de 60 dias, a contar da data de publicação da ordem de serviço, no último dia 28 de novembro. A empresa responsável pela sinalização viária é a Sinales.
Segundo Gênesis Rodrigues, fiscal da Prefeitura, as vagas de estacionamento contemplam o centro da cidade e os bairros Itapuã, Campo 20, Campo 21, São Vicente e Grama, todos na sede. “Algumas ruas e avenidas eram calçadas com bloquetes e, depois de asfaltadas, ficaram sem demarcação de local para estacionar, enquanto em outras, a pintura se apagou com o tempo”, diz Gênesis.
A região central de Afonso Cláudio concentra pontos de comércios tradicionais, além de serviços públicos e bancários. O município é um dos maiores da Região Serrana, com 35.502 habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística- IBGE.
O farmacêutico Henrique Carnielli reclama da dificuldade de estacionar na cidade. “Nos primeiros dias do mês, é praticamente impossível estacionar.”
Ele se queixa de pessoas que, apesar de morarem próximo ao local de trabalho, fazem uso do carro. “Muitos moradores retiram seus carros da garagem e colocam em vagas que poderiam ser ocupadas por quem realmente precisa”, diz Henrique.
O comerciante José Geraldo Pirovani espera melhoras com a nova sinalização na cidade. “Vejo vários locais com vagas de estacionamento descentralizadas, principalmente no caso de idosos e deficientes físicos, sempre distantes de bancos e clínicas.”