MEIs têm novas regras para preenchimento de notas fiscais

Atenção microempreendedores individuais (MEIs) do comércio, indústria e transporte: já estão valendo as novas regras para preenchimento de notas fiscais. Desde o último dia 1º de abril, quem atua nesses setores precisa incluir o Código de Regime Tributário 4 (CRT), ao emitir Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e). A alteração não afeta MEIs prestadores de serviços.

Antes da mudança, os microempreendedores individuais (MEIs) do comércio, indústria e transporte utilizavam o CRT 1, assim como outras empresas inseridas no regime Simples Nacional. Agora, os MEIs dessas categorias contam com um código exclusivo para eles, o CRT 4.

Além disso, os Códigos Fiscais de Operações e Prestações (CFOP) aplicáveis aos MEIs, que identificam o tipo de transação (vendas, devoluções, remessas e retornos, etc.), foram atualizados.

A mudança tem como objetivo melhorar o controle fiscal e a conformidade tributária dos MEIs. As regras estão definidas na Nota Técnica 2024.001, Versão 1.20, assinada pela coordenação técnica do Encontro Nacional de Coordenadores e Administradores Tributários (Encat).

Clique AQUI
 para acessar a Nota Técnica

Confira mais Notícias

Receita começa a receber nesta segunda (17) declarações do Imposto de Renda

Programa gerador da declaração do IR é liberado nesta quinta-feira (13)

Pressionada pela energia elétrica, inflação de fevereiro fica em 1,31%

Comitiva do ES vai ao Vietnã por aumento da competitividade do café conilon capixaba

Pessoas e empresas em situação irregular na Receita perderão a chave Pix

Governo vai liberar saldo do FGTS a quem optou por saque-aniversário

Sicredi Aliança RS/SC/ES cresce mais de 28% em número de associados em 2024

Com mais de R$ 1 bilhão em operações, Sicoob ES mantém forte ritmo de crescimento