Em plena safra de tangerina ponkan, o Espírito Santo se destaca pela qualidade. Em Conceição do Castelo, tem produtor rindo à toa. Evaldo de Paula Faria, Demétrio Cassaro e Antônio Sérgio Mareto Filho foram, respectivamente, os três primeiros colocados no Concurso da Ponkan de Qualidade do Polo de Tangerina das Montanhas do Espírito Santo. Eles concorreram entre 44 participantes de oito municípios produtores.
O concurso aconteceu dentro da programação da 47ª Festa da Fruta, realizada em Conceição no Castelo no mês de maio.
A ponkan cultivada pelo produtor Waldir Klein, de Marechal Floriano, foi considerada a mais doce. Peso, diâmetro e grau Brix (doçura) foram alguns dos critérios avaliados.
O Polo de Tangerina das Montanhas Capixabas é formado por 12 municípios. O Espírito Santo possui 1.245 hectares de área plantada com tangerina ponkan.
Produtores rurais interessados em aprimorar as técnicas de cultivo da fruta podem contar com o apoio do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), que atende a em diversos municípios capixabas. A estimativa é que este ano sejam colhidas 24.306 toneladas da fruta no Estado.