Melhores cachaças do Estado em Domingos Martins

Que tal degustar uma cachaça de qualidade no clima agradável das montanhas capixabas e ao som de moda de viola? Assim será o 1º Festival da Cachaça nas Montanhas Capixabas, que começa nesta sexta (24) e vai até domingo em Domingos Martins.

No evento terá exposição de 25 marcas de cachaças artesanais de qualidade, produzidas no Estado, palestras técnicas, concurso de qualidade, degustação e shows regionais de concertina e de moda de viola.

Durante o evento será realizado o 1º Concurso de Cachaças de Qualidade nas Montanhas Capixabas. A apuração das vencedoras será feita por degustadores renomados como: Paulo Magoulas, da Academia Brasileira de Cachaça do Rio de Janeiro; Adwalter Menegatti, da Associação Capixaba dos Produtores de Cachaça de Qualidade (Acapeq); Sérgio de Souza da Sertequi; Márcio Adonis e Antonio Elias Souza Silva, do Incaper; Carla Lievori e Mônica Magalhães.

Além de estimular negócios e promover a articulação entre os diversos públicos interessados em cachaça de qualidade, o festival vai promover debates como: Produção de Cana para Cachaça de Qualidade; Adubação de Cana; Aplicação de Leveduras Selecionadas para Produção de Qualidade e Introdução ao Universo Encantado da Cachaça, que ensinará a degustar cachaça.

O Festival é uma iniciativa da Associação Comercial e Empresarial de Domingos Martins, do Incaper e da ACapeq, em parceria com o Sebrae-ES.

A idéia dos organizadores é estimular o cooperativismo entre os produtores, criar um roteiro turístico de visitação as agroindústrias de produção artesanal de cachaça e criar um clube de degustadores de cachaça das montanhas capixabas. O evento será realizado no Agrotur Center, no Centro de Domingos Martins.

Mercado da cachaça

O Brasil produz 1,8 bilhões de litros de cachaça por ano e exporta 1,5% da produção anual para cerca de 80 países. Deste total, 500 milhões de litros são de cachaça de alambique, produzidos por cerca de 25 mil produtores. Outras cinco mil empresas com equipamentos automatizados são responsáveis pela produção de 1,3 bilhão de litros de cachaça industrial.

Segundo um dos organizadores do evento, o economista Estanislau Klein, o consumo de cachaça entre as mulheres também tem crescido nos ultimo anos. “A versatilidade da cachaça, sua capacidade de mistura, que faz sucesso na coquetelaria e na culinária, também amplia seu espaço no paladar feminino, configurando-se como uma forte tendência. A produção de cachaça é uma das importantes atividades econômicas do interior do Espírito Santo”, acrescenta.

O processo de produção da bebida capixaba é artesanal, o que resulta em uma cachaça diferenciada. O Incaper vem atuando junto aos produtores nos municípios produtores com foco na qualidade dos produtos e buscando alternativas de comercialização e promoção da produção. De acordo com informações do Sebrae, dos cerca de 120 alambiques do Estado, que possuem registro no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), 82 são associados à Acapeq.

Desse total, segundo a Acapeq, 30 já são cachaças consideradas de qualidade, o que representa um avanço, já que no ano de 2000 apenas duas marcas produzidas no Espírito Santo estavam no rol das cachaças de qualidade. A cachaça artesanal atende a um benefício esperado por um público específico, que valoriza as qualidades sensoriais.

Além disso, o processo de produção e o envelhecimento, associados às preocupações com a qualidade, permitem que a bebida ocupe um espaço dentro de uma categoria criada por outros destilados ou pela cachaça industrial.

Programação

Dia 24/10 – sexta-feira

18h30 Recepção dos convidados e abertura oficial do evento

19h30 Apresentação do Concurso de Qualidade

20 horas Visitação aos estandes e degustação

21 horas Show com Léo e Mony

Dia 25/10 – sábado

08h30 Recepção e inscrição para as palestras

9 horas Palestra: Produção de Cana para Cachaça – Nelson Elio Zanotti

10 horas Aplicação de Leveduras Selecionadas para Produção de Cachaça de Qualidade – Cleyson Altoé

10h30 Intervalo

10h40 Palestra: Adubação Mineral de Cana de Açúcar – Nara Stefania Tedesco Heringer

11 horas Palestra: Introdução ao Universo Encantado da Cachaça – Paulo Magoulas

11h45 Visitação aos expositores e degustação

12h30 Intevalo livre para almoço e city tur pela cidade

16 horas Visitação aos expositores e degustação

18 horas Concurso de qualidade

20h30 Show sertanejo com moda de viola – Grupo Tradição Sertaneja

Dia 26 – domingo

10 horas Visitação aos expositores e degustação

11 horas Divulgação do resultado do concurso de qualidade – José Onofre Pereira – Incaper

12 horas Show de moda de viola – Irmãos Brambilla

13 horas Intervalo livre para almoço

14 horas Visitação aos expositores e degustação

15 horas Encerramento do Festival

* Fonte: Assessoria de imprensa do evento

Confira mais Notícias

Agro

Exportações do agro capixaba batem novo recorde

Fenecon 2024 é sucesso de público e negócios em Conceição do Castelo

Venda Nova do Imigrante recebe minicurso de produção de cogumelos do Incaper

Agronegócio

Idaf capacita Serviços de Inspeção Municipais e totaliza 525 produtos incluídos no Susaf

Economia

Recorde nas exportações do agro capixaba no 1º trimestre de 2024

Agricultura

Centro de Cafés Especiais do Espírito Santo é escolhido para avaliar grãos do Mato Grosso

PH do SOLO

Venda Nova irá doar calcário, mudas de café e pupunha para produtores

Ruraltur

Empreendedores da região Serrana vão participar de feira nacional no MS