* Por Leandro Fidelis
As obras de melhoria de abastecimento de água no trecho compreendido entre o Residencial Bounganville, popular Morro dos Marajás, e o túnel estão causando transtorno aos transeuntes e motoristas que passam pela Vila Betânea, em Venda Nova.
A Estrutural, empresa contratada pela Cesan para a obra informou que ainda nesta semana o calçamento da Avenida Alberto Zavarize, situada neste trecho, estará concluído.
O diretor da empreiteira, Zeno Camporês, disse que no último sábado foi concluído o trecho até o Bar do Neném. Ele pede a compreensão dos moradores, pois o transtorno com este tipo de obra é inevitável. Já estamos usando uma retro-escavadeira para agilizar o serviço, disse.
Quanto à Cesan, nossa reportagem soube extra-oficialmente que ameaçou cancelar o contrato com a Estrutural por causa do problema, principalmente próximo ao Hospital Padre Máximo. A construção da rede está incluída no mesmo projeto da construção da represa de Alto Bananeiras, que promete garantir o abastecimento de água em Venda Nova nos próximos 20 anos.
Escassez
A Cesan faz um alerta à população de Venda Nova sobre a escassez de água neste período de estiagem. Apesar das obras aumentarem as redes, a vazão de água continua a mesma. A quantidade de água que abastece o município está abaixo do limite.
Medidas simples como não abrir a torneira enquanto estiver escovando os dentes, banhos menos demorados no chuveiro e evitar lavar com freqüência a calçada de casa ajudam a poupar água.