Geral

Memorial mostra detalhes da vida de padre Cleto

* Leandro Fidelis

leandro@radiofmz.com.br

A família Caliman pretende manter um memorial permanente dedicado a contar a história de padre Cleto. A ideia se fortaleceu após o sucesso da mostra de objetos e fotos do religioso. A exposição fica até o próximo de semana no Centro de Eventos durante a 36ª Festa da Polenta, em Venda Nova do Imigrante. Este ano, o evento comemora o centenário do nascimento de padre Cleto Caliman, que morreu em 2005.

Fotos Leandro Fidelis
<b>Título:</b>

O primeiro fim de semana da mostra registrou mais de 2.000 visitas. No espaço do antigo palco da praça de alimentação do “Polentão”, estão expostos também móveis, documentos e um imenso painel com curiosidades sobre o sacerdote que contribuiu para o progresso de Venda Nova, sua cidade natal.

Entre os objetos mais curiosos, estão o cocar do “Cacique Pena Branca”, pseudônimo que usava para comandar as festas “Encontro do Nunca Mais”, e o “sobrepeliz” de renda, um traje litúrgico que Cleto vestia sobre a batina em ocasiões especiais.

<b>Título:</b>
Emílio Caliman é o organizador do memorial.

De acordo com o arquiteto Emílio Caliman, sobrinho neto do padre Cleto, os preparativos para o memorial da Festa da Polenta começaram em agosto deste ano, envolvendo dezenas de familiares e colaboradores.

“Padre Cleto tinha 13 irmãos. Convidamos os irmãos vivos e os sobrinhos para participar das reuniões”, disse.

Desde a morte do religioso, todos os móveis e objetos do padre, que ficavam no Colégio Salesiano, onde morou no fim da vida, foram entregues à família. “Catalogamos muitas peças para o memorial da Festa da Polenta. Quem conviveu com padre Cleto, ou mesmo o visitante que só o conhece por nome, está surpreso com a mostra”, conta Emílio.

O espaço ficará aberto até este domingo (19), último dia da Festa. Sobre uma sede permanente para abrigar o acerto do padre, a família Caliman ainda não tem um projeto concreto. 

Confira mais Notícias

Bombeiros do 4º Batalhão resgatam duas cachorras presas em paredão de pedra em Venda Nova do Imigrante

Associação muda técnicas de desengasgo em bebês, crianças e adultos

Prazo de registro de ciclomotores termina em 31 de dezembro de 2025

Feira alerta para desafio no abastecimento e aposta em tecnologia e novas espécies para o setor

Divulgada programação da 23ª Festa do Rodeio de Venda Nova do Imigrante

Pipas impactam o fornecimento de energia para mais de 65 mil pessoas no Espírito Santo

60 mil pessoas: Festival de Inverno de Domingos Martins encerra 30ª edição com brilho, diversidade e impacto cultural

Parques Estaduais são opção de lazer nas férias de julho