Mercado de cafés especiais é tema de simpósio

O Espírito Santo tem um grande potencial para produzir cafés especiais. E o mercado internacional já idenfificou essa vocação no Estado e no Brasil, segundo Cristiano Carvalho Antônio, da Prova/Café, de Minas Gerais, que esteve em Brejetuba para o 1º Simpósio Estadual dos Cafés das Montanhas do Espírito Santo. O evento reuniu, nesta quinta-feira (23), mais de 400 produtores da Região Serrana e do Caparaó capixaba. 

 

“No país, o Espírito Santo tem grande potencial para produção de cafés especiais, pelas condições de clima, parecido com países da América Central. O sabor do café daqui é diferente das demais regiões do Brasil, o que demonstra o grande potencial a ser explorado no Espírito Santo”, disse Cristiano Carvalho Antônio.

 

O integrante da empresa Bourbon Specialty Coffees, Javier Faus Neto, apresentou a Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) e os motivos de sua criação. “Pretendemos levar os cafés especiais do Brasil para serem conhecidos mundialmente”. Ele também destacou os passos necessários para que o café seja considerado especial.

 

Planejamento econômico

Se o clima e terra garantem parte do trabalho de produzir um grão de qualidade, o planejamento econômico do produtor e a gestão da propriedade são elementos essenciais para garantir uma produção de cafés especiais. O coordenador de sustentabilidade da empresa Interagrícola S.A., Gustavo Canção Motta, disse que a produtividade e a qualidade, o custo de produção e o planejamento econômico são importantíssimos nesse processo.

 

“O produtor não pode vender café somente quando está necessitado. Ele precisa planejar estrategicamente suas vendas a fim de garantir a qualidade do produto”, disse. Ele também disse que a busca por cafés certificados, produzidos com sustentabilidade, tem sido uma tendência do mercado mundial.

Fonte: com informações do Incaper

Confira mais Notícias

RuralturES 2025 terá Seminário de Vinhos de Inverno com lançamento de zoneamento para cultivo de uvas

RuralturES 2025 abre inscrições para expositores de turismo rural, gastronomia e cultura

Agro capixaba mantém estabilidade nas exportações em 2025

RuralturES 2025 expande estrutura e promete edição histórica de 14 a 17 de agosto

Pesquisa apresenta diagnóstico da produção e do processamento de uva no ES

Governo do ES vai impulsionar agroindústrias e empreendimentos rurais e da pesca

Edição 2025 da RuralturES já tem data definida

Feira da Agricultura Familiar de Venda Nova retorna nesta sexta-feira (17)