Geral

Mercado Imobiliário: perspectivas e oportunidades para as montanhas capixabas

* Colaboração Valdinei Esteves

O presidente da Federação das Indústrias do Espírito Santo- Fidens, Lucas Izoton, esteve em Venda Nova e realizou uma palestra com o tema “Mercado Imobiliário: Perspectivas e Oportunidades para as Montanhas Capixabas”. A palestra aconteceu no sábado (30) e tratou de assuntos referentes aos setores turístico e imobiliário na região de montanhas do Estado. Estiveram presentes empresários do setor imobiliário, turístico e autoridades políticas locais.

A palestra foi parte da programação da 6ª edição da Feira Tecnológica do Agronegócio Café (Qualicafés), da 8ª Feira do Agronegócio Hortícola do Espírito Santo (Hortifeira) e do 2º Salão da Construção das Montanhas Capixabas.

Durante a apresentação, Izoton falou sobre o potencial turístico das montanhas do Espírito Santo e especificamente sobre o setor imobiliário. De acordo com ele, a Região Serrana gera oportunidades na área de imóveis por ser conhecida como lugar tranquilo, nobre, belo e onde é possível ter qualidade de vida. Ele ressaltou que a população de outros lugares do Estado tende a vir morar nas montanhas: “a região de montanhas é, sem dúvida, a primeira grande opção de segunda moradia das pessoas que moram na Grande Vitória”, afirmou. Essa procura por residências na região, explicou, gera demanda de mão-de-obra especializada em criar projetos com sustentabilidade ambiental.

O presidente da Findes mostrou uma tabela com números de cursos de capacitação profissional para o setor de construção civil oferecidos pela Federação. Em 2008 foram 1.000 cursos e a expectativa é de que, neste ano, sejam ofertados mais 1.500. O objetivo é preparar mão-de-obra para atuar no setor, que demonstrou crescimento nos últimos anos. Izoton disse que estatísticas apontam que o Estado tem um déficit de aproximadamente 150 mil moradias e outras 300 mil precisam ser reformadas.

Outro assunto abordado foi a inclusão do Espírito Santo na Rota Imperial, rota turística que percorre o mesmo caminho utilizado para escoar a riqueza do interior para o litoral do país na época do Brasil colonial. A Rota liga Minas Gerais à Vitória e passará pelo centro de Venda Nova e, com ela, o turismo na região deve aumentar.

O prefeito de Venda Nova, Dalton Perim (PMDB), estava presente na palestra e comentou sobre as novas oportunidades turísticas que surgirão com a Rota Imperial. Ele acha que o poder público deve incentivar o turismo com foco nas características locais da região: “nossa proposta enquanto gestão pública é incentivar as pessoas localizadas no nosso município no intuito de mostrar as particularidades da região, criando alternativas de visitação para o turista que quer conhecer o estilo e as características do nosso município”, declarou.

Para terminar a apresentação, Lucas Izoton apresentou um vídeo explicativo sobre a Rota Imperial. A palestra terminou à noite, por volta das 18h30 sob os aplausos dos participantes.

Confira mais Notícias

Bombeiros do 4º Batalhão resgatam duas cachorras presas em paredão de pedra em Venda Nova do Imigrante

Associação muda técnicas de desengasgo em bebês, crianças e adultos

Prazo de registro de ciclomotores termina em 31 de dezembro de 2025

Feira alerta para desafio no abastecimento e aposta em tecnologia e novas espécies para o setor

Divulgada programação da 23ª Festa do Rodeio de Venda Nova do Imigrante

Pipas impactam o fornecimento de energia para mais de 65 mil pessoas no Espírito Santo

60 mil pessoas: Festival de Inverno de Domingos Martins encerra 30ª edição com brilho, diversidade e impacto cultural

Parques Estaduais são opção de lazer nas férias de julho