Mercado Imobiliário: perspectivas e oportunidades para as montanhas capixabas

* Colaboração Valdinei Esteves

O presidente da Federação das Indústrias do Espírito Santo- Fidens, Lucas Izoton, esteve em Venda Nova e realizou uma palestra com o tema “Mercado Imobiliário: Perspectivas e Oportunidades para as Montanhas Capixabas”. A palestra aconteceu no sábado (30) e tratou de assuntos referentes aos setores turístico e imobiliário na região de montanhas do Estado. Estiveram presentes empresários do setor imobiliário, turístico e autoridades políticas locais.

A palestra foi parte da programação da 6ª edição da Feira Tecnológica do Agronegócio Café (Qualicafés), da 8ª Feira do Agronegócio Hortícola do Espírito Santo (Hortifeira) e do 2º Salão da Construção das Montanhas Capixabas.

Durante a apresentação, Izoton falou sobre o potencial turístico das montanhas do Espírito Santo e especificamente sobre o setor imobiliário. De acordo com ele, a Região Serrana gera oportunidades na área de imóveis por ser conhecida como lugar tranquilo, nobre, belo e onde é possível ter qualidade de vida. Ele ressaltou que a população de outros lugares do Estado tende a vir morar nas montanhas: “a região de montanhas é, sem dúvida, a primeira grande opção de segunda moradia das pessoas que moram na Grande Vitória”, afirmou. Essa procura por residências na região, explicou, gera demanda de mão-de-obra especializada em criar projetos com sustentabilidade ambiental.

O presidente da Findes mostrou uma tabela com números de cursos de capacitação profissional para o setor de construção civil oferecidos pela Federação. Em 2008 foram 1.000 cursos e a expectativa é de que, neste ano, sejam ofertados mais 1.500. O objetivo é preparar mão-de-obra para atuar no setor, que demonstrou crescimento nos últimos anos. Izoton disse que estatísticas apontam que o Estado tem um déficit de aproximadamente 150 mil moradias e outras 300 mil precisam ser reformadas.

Outro assunto abordado foi a inclusão do Espírito Santo na Rota Imperial, rota turística que percorre o mesmo caminho utilizado para escoar a riqueza do interior para o litoral do país na época do Brasil colonial. A Rota liga Minas Gerais à Vitória e passará pelo centro de Venda Nova e, com ela, o turismo na região deve aumentar.

O prefeito de Venda Nova, Dalton Perim (PMDB), estava presente na palestra e comentou sobre as novas oportunidades turísticas que surgirão com a Rota Imperial. Ele acha que o poder público deve incentivar o turismo com foco nas características locais da região: “nossa proposta enquanto gestão pública é incentivar as pessoas localizadas no nosso município no intuito de mostrar as particularidades da região, criando alternativas de visitação para o turista que quer conhecer o estilo e as características do nosso município”, declarou.

Para terminar a apresentação, Lucas Izoton apresentou um vídeo explicativo sobre a Rota Imperial. A palestra terminou à noite, por volta das 18h30 sob os aplausos dos participantes.

Confira mais Notícias

Detran- ES alerta para golpe de falsas mensagens de notificação de penalidade

Ifes de Venda Nova lança a revista VNI Em Pauta

Exponoivas e Debutantes nas Montanhas 2024 divulga programação oficial

RuralturES oferece a verdadeira essência do turismo de experiência na Fazenda Pindobas

Passeio ciclístico de Venda Nova será realizado neste domingo, dia 28

Definido calendário do IPVA 2024 para o Espírito Santo

Governo do Espírito Santo anuncia pagamento de abono salarial em dezembro

Procon-ES alerta quanto às armadilhas do verão