No último domingo (21) começou o inverno no hemisfério Sul. Segundo o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Cptec/Inpe), os brasileiros, principalmente no Centro-Sul, vão sentir na pele os efeitos típicos da estação, ou seja: manhãs muito frias e tempo seco no Sudeste e Centro-Oeste.
Segundo José Fernando Pesquero, meteorologista do grupo de previsão de clima do Cptec/Inpe, as noites mais longas, características do inverno, e o céu limpo, resultande da baixa umidade, fazem com que o calor que irradiou a superfície da terra se espalhe durante a noite e madrugada. “Esta perda de calor faz com que as manhãs sejam mais frias”, diz.
No Norte e no Nordeste, o inverno será chuvoso. “As chuvas que já estão ocorrendo no leste do Nordeste devem continuar. Além disso, como as águas do Oceano Atlântico estão mais quentes que o normal, a estação, que já é chuvosa, terá precipitações acima do nível normal”, diz Pesquero.
Também deve chover mais na Região Sul. “Não há muita variação no volume de chuvas ao longo do ano para o Sul, mas no inverno, chove um pouco mais. Neste ano, a média de chuvas deve ficar dentro do esperado para a estação”, afirma o meteorologista.
Neve?
Além disso, no Sul, são esperadas geadas durante toda a estação. “Isso deve acontecer principalmente nas áreas mais altas das serras de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul”, segundo Pesquero.
Pode até nevar na região, embora, de acordo com o meteorologista, seja caso raro. “A média para o Brasil é de um caso de neve por ano. O fenômeno é raro porque precisa estar associado à combinação de efeitos de uma massa de ar frio, um sistema de baixa pressão e um de alta pressão (que traz umidade). Mas, se acontecer, será possivelmente nas regiões serranas do Sul, ainda que as altitudes nesses locais não favoreçam neve”, diz.
Nas demais regiões do país, as temperaturas ficarão dentro do esperado para o inverno, exceto no Nordeste, onde devem ficar acima do normal, principalmente na região centro-sul da Bahia.
* G1