Micoses: cuidados simples podem evitar que elas apareçam

A micose, doença causada por fungos, é mais comum na época do verão. O suor causado pelo forte calor, aliado à oleosidade e à umidade da pele, cria condições favoráveis para que esse micro-organismo se instale no nosso corpo. Adotar medidas simples ajuda a evitar o aparecimento de manchas e coceiras.

Usar sandálias é importante para evitar pegar fungos da areia – Foto: Reprodução/Flickr

Quem mora em locais quentes está mais suscetível a desenvolvê-la. Na estação mais quente do ano, muitos casos acontecem porque as pessoas têm contato com ambiente onde há presença de fungo, como areia da praia e do parquinho das crianças, poças de água que ficam na beirada da piscina e do chuveiro comunitário, por exemplo.

“O surgimento da micose é mais comum nessa época devido ao calor, e pode acometer várias partes do corpo. Às vezes, a pessoa já tem micose, mas acaba só percebendo no verão, quando o corpo fica mais exposto”, lembra a dermatologista da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) Patrícia Gaspar.

Cuidados

A dermatologista dá uma série de dicas para evitar as desagradáveis manchas e coceiras. Usar roupa fresca, como as de algodão, que absorvem o calor e evitam o suor e umidade, é uma das sugestões. 

É importante procurar piscinas que exijam atestado de saúde de seus frequentadores – Foto: Reprodução/Nicolas Venturelli/Flickr

Quem não abre mão de se refrescar deve dar preferência para praias limpas e a piscinas de clubes onde os sócios devem apresentar atestado de pele. Uma vez na praia, é importante tomar cuidados extras para evitar contato direto com a areia, como usar cadeira, canga ou toalha e sandálias.

“Além disso, é importante evitar ficar com o biquíni ou com sunga molhada por períodos longos e, no caso de mulheres, evitar cabelos molhados por muito tempo, uma vez que a umidade favorece o aparecimento dessa doença”, orienta a médica.

Tratamento

O tratamento varia de acordo com o tipo de micose e com a condição de saúde do paciente. Pode ser oral, com antifúngico, ou tópico, com uso de pomada, creme ou esmalte no caso de unha. A micose de corpo geralmente leva cerca de 30 dias para ser curada, mas a da unha pode durar até dois anos.

Embora muitos façam uso da automedicação, ela não é recomendada. “Na dermatologia muitas manchas se parecem. Nada melhor do que um olhar treinado do especialista para fazer o tratamento correto”, ressalta Patrícia.

Tipos de micose mais comuns

Pano branco (ptiríase versicolor): é uma das micoses mais comuns em homens e mulheres, independentemente da idade. Apresenta manchas brancas e acastanhadas que podem aparecer no tronco da pessoa. Pode gerar coceira e descamar. Quem vai à praia percebe a alteração quando todo o corpo está bronzeado, com exceção da região da mancha.

Tinha: Pode aparecer em qualquer parte do corpo. É comum surgir na virilha dos homens geralmente com a sunga molhada por muito tempo e devido à presença de pelos que retém a umidade. Mulheres que usam roupa de ginástica muito apertada também podem desenvolvê-la. Caracteriza-se por manchas avermelhadas com borda elevada e coceira. Quando acomete o pé pode ser chamada de pé-de-atleta.

Micose de unha (onicomicose): a unha do pé ou da mão fica amarelada, quebradiça e às vezes mais espessa. Na época do verão, acomete o pé quando há contato com locais com presença de fungo. Nas mãos, é comum aparecer em pessoas que frequentam manicure sem ter equipamento próprio. Quando inflama, fica dolorida.

Confira mais Notícias

Saúde

Cinco municípios se unem para criar micropolo de especialidades médicas em Venda Nova

Venda Nova do Imigrante passa a oferecer exames de ultrassonografia na sede do município

Unidades de Saúde de Venda Nova passam a aplicar medicação endovenosa eletiva

Hospital Padre Máximo ganha certificação do Instituto Brasileiro de Excelência em Saúde

Cigarro: R$ 1 de lucro da indústria do fumo equivale a R$ 5 gastos com doenças

ES amplia vacinação contra a influenza para toda a população acima de 6 meses

Dia D de vacinação contra a influenza neste sábado em Venda Nova

Campanha de vacinação contra Influenza é realizada em Venda Nova