Cultura

Milho para Festa da Polenta será plantado no sábado (22)

* Valdinei Guimarães

valdinei@radiofmz.com.br

 

O calendário de eventos da Festa da Polenta começa no próximo sábado (22). O plantio do milho marca o início da programação que vai até o mês de outubro, quando acontece a festa. Neste ano, o milho será semeado no sítio de Máximo Lorenção, no bairro Tapera, em Venda Nova do Imigrante. Mais do que plantar, os voluntários fazem uma verdadeira confraternização.

 

Plantar o milho é uma atividade cheia de simbolismo para quem participa. Os voluntários usam roupas típicas tradicionais dos primeiros imigrantes italianos que chegaram à região. “Nós buscamos retratar a forma como nossos antepassados faziam antigamente. Cada participante leva algo para comer ou beber. Pode ser uma broa de fubá, um vinho ou um inhame cozido. São coisas que nossos avós comiam na hora do café na época deles”, conta Tarcísio Caliman, presidente da Associação Festa da Polenta, que organiza o evento. No fim do dia de plantio, é feita a “cantarola”, uma confraternização ao som de sanfona e músicas típicas.

O milho plantado é utilizado para ornamentação do Paiol do Nono, uma das atrações da Festa da Polenta, que retrata como era um paiol utilizado pelos nonos italianos. “Esse milho serve para enfeitar e também para atividades que fazemos com crianças que podem debulhá-lo e tirar foto, por exemplo”, explica Tarcísio.

O milho será colhido no mês de setembro. A Festa da Polenta acontecerá de 10 a 12 e de 15 a 19 de outubro.

Confira mais Notícias

60º Festival da Uva e do Vinho celebrou tradição e cultura em São Bento de Urânia

Venda Nova recebe espetáculo do Grupo Rerigtiba com entrada gratuita

São Bento de Urânia revive pisa da uva no 60º Festival da Uva e do Vinho

Vagas abertas para aulas da Banda Sinfônica em Venda Nova

Exposição de Arte Alaveni valoriza talentos da infância em Venda Nova do Imigrante

Inscrições abertas para o Curso de Italiano da Afepol em Venda Nova do Imigrante

24ª Festa do Socol de Alto Bananeiras agita o feriado de maio em Venda Nova do Imigrante

39ª Festa do Tomate começa nesta sexta-feira (30) em Alto Caxixe, Venda Nova do Imigrante