Em busca de gerar maior produtividade na atividade cafeeira de Venda Nova do Imigrante, através do controle de pragas e doenças na lavoura e da adução correta do solo, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), realiza nesta quinta-feira (24), em parceria com Cooperativa dos Cafeicultores das Montanhas do Espírito Santo (Pronova), na Fazenda Experimental do instituto no município, um mini curso sobre monitoramento de pragas, de doenças, da fertilidade, do solo e do estado nutricional do cafeeiro. A capacitação conta com a participação de 25 produtores e acontece das 8h às 17 horas.
O Incaper preconiza o monitoramento do cafeeiro aliado às boas práticas agrícolas para que os produtores rurais alcancem um maior rendimento das lavouras. O instituto também alerta que o controle das pragas e doenças que podem atingir o cafeeiro deve ser feito durante todo o ano para que seja eficiente.
O mini curso também aborda como deve ser feita a adubação do solo, pois a correção da acidez do solo deve ser feito entre os meses de agosto e setembro, pois no período de setembro e outubro começam o período chuvoso e a partir da segunda chuva deste período, é que se começa a adubação do solo, sendo que a última acontece até março.
De acordo com o extensionista do Incaper, Eduardo Henrique Lang, se o trabalho de monitoramento for feito de forma correta durante todo o ano, aliado à utililização do controle de ervas danosas ao cafeeiro, do roçado e da aplicação de cobertura vegetal, dentre outras boas práticas agrícolas por parte do cafeicultor, a maior produtividade e o melhoramento na qualidade do café é certa. Se o produtor conseguir realizar essas tarefas corretamente durante todo o ano, consequetemente esse produtor vai conseguir produzir mais sacas de café com o mesmo número de hectares, completa Lang.
A atividade cafeeira de Venda Nova do Imigrante constitui uma área de 3.400 hectares, sendo que 95% dessa área são de pequenas propriedades rurais. A média de produtividade por hectare atinge 23 sacas e a produção anual gira em torno de 78 mil sacas de café. Esse número gera uma renda de 23 milhões de reais a cada ano.
Serviço:
Mini Curso sobre Monitoramento de Pragas, Doenças, Fertilidade do Solo e do Estado Nutricional do Cafeeiro
Data: 24 de março
Realização: Incaper, PRONOVA
Local: Fazenda Experimental de Venda Nova do Imigrante