Ministério libera pesca de 132 espécies por mais um ano, entre elas, algumas de água doce

Pescadores amadores e comerciais de todo o Brasil podem retomar os trabalhos. O Ministério do Meio Ambiente (MMA) liberou até o dia 15 de junho de 2018 a pesca de 132 espécies que constam na portaria n° 445/2014 que proíbe a pesca em todo o Brasil. A autorização com o novo prazo consta na portaria 217 de 19 de junho de 2017, publicada nessa terça-feira (20), no Diário Oficial da União (DOU). 

 

A autorização contempla peixes marinhos e continentais e invertebrados aquáticos, como algumas espécies de garoupas, tubarões, raias, pargo, cação, badejo-amarelo, gurijuba, lambari, cascudinho, cascudo, mandi, bagrinho, estrela-do-mar, esponjas, ouriço-lilás e caramujo. A proibição da pesca e comercialização afetaria aproximadamente 16 mil pescadores apenas no Espírito Santo.

 

“Essa liberação é importante, é uma vitória parcial que contempla alguns de nossos pleitos. É importante ressaltar que chegamos até aqui devido a mobilização coletiva dos pescadores das colônias capixabas, de algumas prefeituras e Governo do Estado e dos parlamentares. Mas agora é preciso seguir com o trabalho técnico, pois essa autorização tem prazo e até lá é necessário reunir argumentos consistentes para comprovar que a pesca pode continuar, respeitando é claro a preservação das espécies”, destaca o deputado Federal Evair de Melo (PV/ES).

Confira mais Notícias

Mercado eleva para 2,96% projeção de expansão da economia em 2024

Inflação desacelera para todas as faixas de renda em agosto

Sicoob ES é um dos melhores locais para se trabalhar no Espírito Santo

Sicoob ES é um dos melhores locais para se trabalhar no Espírito Santo

Mercado eleva para 2,68% projeção de expansão da economia em 2024

Carteira de crédito do Sicoob ES tem crescimento próximo a 30% no primeiro semestre de 2024

Mercado aumenta previsão da inflação de 4,12% para 4,2% em 2024

Inflação oficial sobe para 0,38% em julho, puxada pela gasolina