Ministério libera pesca de 132 espécies por mais um ano, entre elas, algumas de água doce

Pescadores amadores e comerciais de todo o Brasil podem retomar os trabalhos. O Ministério do Meio Ambiente (MMA) liberou até o dia 15 de junho de 2018 a pesca de 132 espécies que constam na portaria n° 445/2014 que proíbe a pesca em todo o Brasil. A autorização com o novo prazo consta na portaria 217 de 19 de junho de 2017, publicada nessa terça-feira (20), no Diário Oficial da União (DOU). 

 

A autorização contempla peixes marinhos e continentais e invertebrados aquáticos, como algumas espécies de garoupas, tubarões, raias, pargo, cação, badejo-amarelo, gurijuba, lambari, cascudinho, cascudo, mandi, bagrinho, estrela-do-mar, esponjas, ouriço-lilás e caramujo. A proibição da pesca e comercialização afetaria aproximadamente 16 mil pescadores apenas no Espírito Santo.

 

“Essa liberação é importante, é uma vitória parcial que contempla alguns de nossos pleitos. É importante ressaltar que chegamos até aqui devido a mobilização coletiva dos pescadores das colônias capixabas, de algumas prefeituras e Governo do Estado e dos parlamentares. Mas agora é preciso seguir com o trabalho técnico, pois essa autorização tem prazo e até lá é necessário reunir argumentos consistentes para comprovar que a pesca pode continuar, respeitando é claro a preservação das espécies”, destaca o deputado Federal Evair de Melo (PV/ES).

Confira mais Notícias

Crescimento

Sicoob ES cresce 24% e alcança R$ 5,9 bilhões em patrimônio líquido

Índice de crescimento em abertura de empresas de 2025 já supera o do mesmo período de 2024

INSS exigirá identificação biométrica para desbloquear consignados

Segurados do INSS podem pedir devolução de descontos ilegais

MEIs têm novas regras para preenchimento de notas fiscais

Receita começa a receber nesta segunda (17) declarações do Imposto de Renda

Programa gerador da declaração do IR é liberado nesta quinta-feira (13)

Pressionada pela energia elétrica, inflação de fevereiro fica em 1,31%