Ministério Público notifica Estado para conter avanço da malária

O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio do Centro de Apoio Operacional de Implementação das Políticas de Saúde (Caps), notificou a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) para adoção imediata de providências na área da vigilância em saúde para, com os municípios, conter o avanço da malária no Estado. Na notificação, o MPES destaca a necessidade de se realizar um plano de ação com objetivo de conter a propagação da doença, reduzir a letalidade e a gravidade dos casos, bem como eliminar a transmissão através do combate ao mosquito transmissor.
 

O Caps também orientou os promotores  de Justiça da área de saúde para uma atuação firme frente aos inúmeros casos de malária, objetivando não só a capacitação dos profissionais de saúde em relação ao combate ao mosquito transmissor e ao diagnóstico e ao tratamento da doença, como também viabilizar o controle, para evitar a propagação da doença. 
 

O Espírito Santo registra surto de malária em Vila Pavão e Barra de São Francisco, com mais de 100 casos notificados. A doença é comum em Estados do Norte do Brasil. A transmissão ocorre pela picada do mosquito Anopheles, chamado de mosquito prego, que também se reproduz em água parada. 

Confira mais Notícias

Saúde

Como proteger a saúde pulmonar diante da fumaça de áreas de queimadas

Saúde

Brasil tem mais de 6,5 milhões de casos prováveis de dengue este ano

Expectativa de vida no Brasil em 2023 chega a 76,4 anos

Saúde

Brasil ultrapassa marca de 5 mil mortes por dengue

Veja os riscos do uso dos cigarros eletrônicos

Farmácia

Veja como fica lista de medicamentos gratuitos pelo Farmácia Popular

Saúde

OMS volta a alertar para aumento de falsificações do Ozempic

Saúde

Saúde lança campanha de prevenção ao uso de cigarros eletrônicos