* Leandro Fidelis
(leandro@radiofmz.com.br)
A expansão das universidades e a ampliação do número de institutos federais mudaram a cara da educação no interior do país nos últimos sete anos. O Espírito Santo triplicou o número de escolas técnicas nesse período (são 18 atualmente) e, por isso, é o Estado onde, proporcionalmente, o governo federal mais construi unidades.
Essas foram as palavas do ministro da Educação, Fernando Haddad, que esteve hoje (25) para inaugurar oficialmente o campus do Ifes, em Venda Nova. Com 240 alunos, o campus tem capacidade para receber mais 720 e quer aumentar o número de servidores até julho deste ano.
A cerimônia oficial de inauguração contou com a presença de deputados estaduais e federais, do senador Renato Casagrande, do governador Paulo Hartung, do vice, Ricardo Ferraço, do prefeito de Venda Nova, Dalton Perim, do presidente da Câmara, Marco Grillo, do bispo de Colatina e presidente do Conselho Curador da FMZ, Décio Sossai Zandonadi, do reitor da Ufes, Rubens Rasseli, do reitor do Ifes, Denio Rebello Arantes, dos diretores-gerais dos campi Venda Nova e Guarapari, Aloísio Carnielli e Ronaldo Neves Cruz, além de prefeitos da região e outras autoridades.
Com a interiorização do ensino, o estudante pode se manter na região de origem, onde não só tem acesso à formação técnica como, em muitos casos, pode até ter um mestrado. O Brasil está em desenvolvimento, e a educação deve acompanhar esse mesmo patamar. Minha visão sempre foi de futuro, disse Haddad, ao prever 10 milhões de estudantes matriculados em cursos técnicos, superiores e de pós-graduação nos próximos dez anos.
O governador Paulo Hartung destacou que o seu governo contou com a confiança dos municípios para implantar o Ifes. Estamos sempre buscando atrativos para o aluno nas nossas escolas. O Ifes complementa todas essas ações. Com a juventude qualificada, vamos construir estradas e pontes para o futuro, para o desenvolvimento sustentável. Eu compartilho da sua visão, ministro.
Depois de ler um discurso que retratou a evolução da educação em Venda Nova e da preocupação dos mais antigos na boa educação dos filhos, o prefeito Dalton Perim destacou que o município vive um novo momento. Aqui se inaugura hoje um novo tempo de oportunidades. Se até cerca de 12 anos atrás, os estudantes emigravam para os grandes centros para estudar, atualmente, devido ao Ifes e a outras instituições de ensino locais, o município virou polo de educação para quem mora na região e até na Grande Vitória.
O diretor do campus Venda Nova, Aloísio Carnielli, aproveitou a oportunidade para pedir empenho do ministro na contratação de mais servidores para o setor administrativo e corpo docente, e ao governador, na construção do ginásio de esportes. O projeto está pronto e só falta licitar, disse.
As aulas do Ifes começaram no dia 8 de março com 240 alunos divididos nos cursos técnicos em administração e agroindústria, técnicos integrados com o ensino médio e técnicos Proeja. No próximo ano funcionarão duas turmas, com 40 vagas, pela manhã e mais duas pela tarde de um curso técnico integrado ao ensino médio. À noite, está prevista uma turma de subsequente e outra do Proeja.
O curso técnico integrado com ensino médio é oferecido para quem já concluiu o ensino fundamental. Para o curso técnico subsequente é necessário que o candidato tenha concluído o ensino médio ou esteja cursando o 3º ano. Já para Técnico Integrado com Ensino Médio para Jovens e Adultos- Proeja, o candidato deverá ter no mínimo 18 anos e concluído o ensino fundamental.
* Veja mais fotos nesta quarta-feira (26) na galeria do site!