Fernanda Zandonadi
Atualizado às 20h22
Um minitornado deixou duas pessoas feridas e um rastro de destruição em Lavrinhas, Venda Nova do Imigrante. O incidente aconteceu por volta das 15h30 deste sábado (17), horário em que choveu em algumas partes da cidade. A ventania durou aproximadamente 20 segundos e foi mais violenta no chamado Bar da Mata, em Lavrinhas. Testemunhas disseram ter visto um redemoinho chegando e levando as árvores. Alex Zandonadi e Nilton Filetti tiveram ferimentos e foram socorridos pelo Samu e levados para o Hospital Padre Máximo, onde foram examinados e liberados.
"Começou uma chuva forte e daí a pouco veio essa ventania de uma vez só, girando tudo. Todo mundo saiu correndo para se proteger e entrou no bar. Somente o Alex e o Nilton não conseguiram chegar e foram atingidos pelas árvores. Foi aí que deu um barulhão e caiu tudo. Quando passou, saímos para tentar ajudar os outros. Foi muito rápido", contou Valdir Vitorazzi, que estava no bar no momento da tempestade.
Segundo o engenheiro mecânico e P.H.D. em Termodinânica, Luciano Varejão, o movimento do vento relatado pelas testemunhas e a torção que causou nos troncos das árvores indicam que tratou-se de um pequeno tornado. Uma ventania comum, segundo ele, teria quebrado as árvores em uma só direção. No local, no entanto, notava-se que galhos e troncos estavam espalhados em volta do bar.
Árvores foram arrancadas ou ficaram com troncos retorcidos, o que indica o vento circular
Milagre
O sargento Martins, do Corpo de Bombeiros, afirmou 15 pessoas estavam no bar no momento do vendaval e duas delas tiveram ferimentos, já que não conseguiram se abrigar antes de serem atingidos pelas árvores. "Foi no momento em que o clima mudou. Aconteceu de uma hora para outra. Foi um milagre não ter machucado mais gente", relatou o sargento.
O chefe da Defesa Civil de Venda Nova, Woelpher Pierângelo de Freitas Bárbara, informou que entre dez e 15 árvores foram arrancadas ou quebradas e que a área deve ficar interditada até a vistoria dos Bombeiros, já que há risco de mais árvores caírem no local. Dois automóveis também foram atingidos e ficaram destruídos com a queda das árvores. Estufas da família Caliman, propriedade que fica ao lado da mata, também foram atingidas e destruídas pela força dos ventos.
O que é um tornado
Segundo o site Brasil Escola, os tornados são redemoinhos atmosféricos caracterizados por um espiral, em forma de funil de vento, que gira em torno de um centro de baixa pressão atmosférica; são produzidos por uma única tempestade convectiva. Normalmente, a sua formação ocorre no final da tarde, pois nesse período a atmosfera apresenta maior instabilidade, contém em média 100 metros de extensão, e, ao contrário dos furacões, sua duração é de poucos minutos.
Os tornados são fenômenos tipicamente continentais, formados por meio da chegada de frentes frias em regiões onde o ar está mais quente e instável, favorecendo o desencadeamento de uma tempestade, que, por sua vez, impulsiona a formação desse tipo de ciclone.
Veja mais fotos:
Fotos: Fernanda Zandonadi
Foto do resgate: reprodução/redes sociais
Fotos das estufas: Ida Caliman/divulgação