* Leandro Fidelis
(leandro@radiofmz.com.br)
Um fenônemo ainda não explicado intrigou a Região Sul do Estado na noite de sábado (19). Por volta das 18h, muitos moradores viram uma explosão no céu, seguida de um rastro de fumaça. O acontecimento foi acompanhado por moradores de Venda Nova, Brejetuba, Domingos Martins, Castelo e até de Cachoeiro de Itapemirim.
A princípio, suspeitava-se que um avião teria explodido. Equipes da polícia e do Corpo de Bombeiros não confirmaram a informação, apesar de os boatos terem se espalhado rapidamente, dando conta que destroços teriam sido localizados em Tijuco Preto (Domingos Martins) e Rancho Dantas (Brejetuba).
Quem viu a explosão se assustou. Eu estava em casa e, de repente, vi aquela serpentina de fumaça cortando o céu. Pensei que fosse um lixo espacial, relata a cabeleireira Zélia Rébuli, de Venda Nova.
Foi bem rápido o rastro de fogo, que deixou muita fumaça pra trás. Parecia ter fogo dentro da nuvem de fumaça que ficou, relata o pedreiro Ademar Dalfior, que caminhava quando testemunhou o ocorrido.
De acordo com o Goiapaba-Açu Observatório Astronômico- GOA, da Universidade Federal do Espírito Santo- Ufes, com base nos relatos, é provável que um meteoro tenha entrado na atmosfera e explodido. Há incidências em vários locais. Um meteoro de 10 centímetros quando entra na atmosfera da Terra pode ser visto num raio de até 100 quilômetros, explica o coordenador do GOA, Márcio Malacarne.
Ainda segundo o astrônomo, a Ufes está construindo câmeras especiais para monitoraramento dos meteoros antes de entrarem na atmosfera. Um dos equipamentos poderá ser instalado até o final do ano no Forno Grande, em Castelo.