Geral

Mobilização dos usuários da água da Bacia do Rio Jucu

Os usuários de água da Bacia do Rio Jucu se reúnem, nesta terça-feira (10), com representantes do Governo do Estado para discutir os efeitos da grave estiagem no Espírito Santo. A reunião acontece a partir das 9 horas no auditório do Centro do Agronegócio no Posto do Café, em Marechal Floriano, e é mais um passo no sentido de fortalecer os processos decisórios dos Comitês de Bacias Hidrográficas. A intenção é buscar soluções compartilhadas que possibilitem a redução do consumo de água diante da estiagem enfrentada pelos capixabas.

O Governo vem promovendo em todo o Estado uma série de mobilizações junto aos Comitês de Bacias Hidrográficas e usuários de água de um modo geral. Os comitês deverão definir, já nos próximos dias, novas regras para o uso da água das bacias hidrográficas com o objetivo de enfrentar os efeitos da mais grave seca registrada no Espírito Santo nos últimos 40 anos.

Leandro Fidelis- 02/02/2015
<b>Título:</b>
Rio Jucu em Domingos Martins

As secretarias de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca; Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano; Meio Ambiente e Recursos Hídricos e a Agência Estadual de Recursos Hídricos estão participando dos encontros, que reúnem também produtores rurais, lideranças empresariais, políticas e religiosas, representantes de entidades ligadas ao setor agropecuário e moradores dos municípios.

Já ocorreram reuniões com os usuários das bacias dos rios Santa Maria da Vitória, Itapemirim, Benevente, Rio Doce e também com os usuários da Bacia do Rio São Mateus.

O secretário de Agricultura, Octaciano Neto, ressalta que todos os segmentos da sociedade têm o desafio de se adaptar à nova realidade de escassez de água “Estamos nos reunindo com os usuários de água de todas as bacias capixabas. Nossa proposta é fortalecer os processos decisórios dos Comitês de Bacias Hidrográficas e, juntos, encontrar soluções para a redução do consumo”, afirma.

O secretário destaca que o Governo vem fazendo gestões junto à Presidência da República e ao Banco Central no sentido de conseguir a prorrogação das dívidas dos produtores rurais que estão vencendo no primeiro semestre de 2015. “Os técnicos do Incaper e do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) também estão auxiliando as administrações municipais na elaboração dos decretos de emergência para que a homologação da grave situação vivida pelos capixabas de todas as regiões do Estado aconteça de forma mais rápida”, informa o secretário.

O secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rodrigo Júdice, destaca a importância do diálogo entre o Governo do Estado e a sociedade. “Neste momento de dificuldade, precisamos nos unir para encontrar soluções duradouras que garantam a execução de políticas públicas capazes de aumentar a reservação de água e a segurança hídrica em nosso Estado”.

Os Comitês de Bacia Hidrográfica são órgãos colegiados regionais e setoriais, deliberativos e normativos da bacia hidrográfica, por meio dos quais os interesses econômicos, sociais, ambientais e políticos são discutidos em busca do diálogo entre seus representes. Estes colegiados deliberam sobre as decisões referentes à questão da água em suas respectivas bacias hidrográficas.

Confira mais Notícias

Bombeiros do 4º Batalhão resgatam duas cachorras presas em paredão de pedra em Venda Nova do Imigrante

Associação muda técnicas de desengasgo em bebês, crianças e adultos

Prazo de registro de ciclomotores termina em 31 de dezembro de 2025

Feira alerta para desafio no abastecimento e aposta em tecnologia e novas espécies para o setor

Divulgada programação da 23ª Festa do Rodeio de Venda Nova do Imigrante

Pipas impactam o fornecimento de energia para mais de 65 mil pessoas no Espírito Santo

60 mil pessoas: Festival de Inverno de Domingos Martins encerra 30ª edição com brilho, diversidade e impacto cultural

Parques Estaduais são opção de lazer nas férias de julho