Moradores chamam polícia para capturar suposta onça em Venda Nova

* Leandro Fidelis

leandro@radiofmz.com.br

Um casal de agricultores de Venda Nova do Imigrante acionou a Polícia Militar Ambiental após suspeitar da presença de uma onça negra rondando a propriedade nos últimos 15 dias. A mulher e o filho de oito anos afirmam terem visto o felino nessa segunda-feira (21), mas os órgãos ambientais não sabem precisar a espécie do animal, que não foi localizado.

Leandro Fidelis
O agricultor Cláudio Altoé mostra local onde viu pegadas.

Policiais do 2º Pelotão de Domingos Martins e da 1ª Companhia do Batalhão da Polícia Militar Ambiental de Afonso Cláudio estiveram nesta terça (22) no sítio da família, a dois quilômetros da sede, cujo acesso é uma estrada a caminho de Vitória pela BR-262.

Os agentes encontraram supostas pegadas do animal e fizeram um relatório simplificado, que será encaminhado ao Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos- Iema e ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis- Ibama/ES.

Na manhã de ontem, o filho do casal brincava na lavoura de feijão quando viu o felino se aproximar. Apavorado, o menino sofreu pequenos ferimentos ao correr descendo o morro.

Já naquela noite, a agricultora Eliete Peterli, mãe do menino, ouviu o animal rosnando próximo ao galinheiro e escondeu dez aves temendo um ataque. Minutos depois, afirma ter visto o felino bebendo água no açude.

“Eu já tinha encontrado alguns garnizés mortos antes sem saber a causa e não quis perder outros animais novamente. Também já vi pés de abacate arranhados no pomar”, disse Eliete.

De acordo com o sargento Morais, antes de constatar de que animal se trata, é necessário verificar em outras comunidades rurais relatos semelhantes aos dos moradores de Venda Nova. “As pegadas são bem grandes e levam a crer ser de onça, mas o Ibama afirma não ter caso de onça negra na região.”

Segundo outro policial, outra hipótese provável é a de que o felino seja um gato mourisco negro, espécie com cerca de 60 centímetros de comprimento, 40 cm de altura e sete quilos. As características estão bem próximas da descrição da agricultora.

A PM Ambiental já registrou casos de gato mourisco na Serra e em São Mateus, no Norte do Estado.

O casal de Venda Nova foi orientado a espantar o animal com rojões para fazê-lo retornar para a mata. Ainda segundo a Polícia, só em caso de risco maior os órgãos ambientais são acionados para realizar a captura ou fornecer material à PM.

Confira mais Notícias

Detran- ES alerta para golpe de falsas mensagens de notificação de penalidade

Ifes de Venda Nova lança a revista VNI Em Pauta

Exponoivas e Debutantes nas Montanhas 2024 divulga programação oficial

RuralturES oferece a verdadeira essência do turismo de experiência na Fazenda Pindobas

Passeio ciclístico de Venda Nova será realizado neste domingo, dia 28

Definido calendário do IPVA 2024 para o Espírito Santo

Governo do Espírito Santo anuncia pagamento de abono salarial em dezembro

Procon-ES alerta quanto às armadilhas do verão