Moradores de Castelo vão ganhar ação de cidadania

Castelo vai receber no fim do mês de setembro uma ação de cidadania, com fornecimento gratuito de vários documentos e serviços. O “Castelo Ação de Cidadania” vai acontecer no sábado (28), das oito às 17 horas, na Escola Madalena Pisa, no Bairro Vila Isabel. A realização do evento é da Prefeitura de Castelo juntamente com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Incra e Ministério do Desenvolvimento Agrário.

 

A reunião de planejamento da ação aconteceu na manhã da última quinta-feira (05), no auditório da Secretaria Municipal de Educação, e contou com a presença do Prefeito Jair Ferraço, do Vice, Eutemar Venturim, dos Secretários Municipais de Educação, Devani Nicoli, de Planejamento e de Obras, Alessandro Andreon, de Agricultura, Gilberto Marques, de Interior, Patrick Alledi, de Serviços Urbanos, Eduardo Zanúncio, de Finanças, José Marcos Zagotto, de Administração, José Giordano Zanchetto, de Esportes, Henrique Frauches, de Assistência Social, Daniele Mauro, da representante da Secretaria de Saúde, Cleonice Machado, do Coordenador da Defesa Civil, Lúcio Cesconetti, do Procurador Geral, Ricardo Machado, da Corrdenadora de Comunicação, Letícia Gava, do Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, José Cezar Agostinho, e da Coordenadora do Programa de Documentação do Incra, Joana D’Arck dos Reis.

 

O objetivo do mutirão é atender principalmente as trabalhadoras rurais. Em Castelo serão atendidos moradores de 62 comunidades rurais e também moradores da cidade. A Prefeitura vai disponibilizar ônibus para todas as localidades, facilitando assim o acesso de todos que vivem no campo. “O foco maior é nas mulheres porque elas geralmente que cuidam de toda a documentação dos demais membros da casa e são as mais atarefadas, que geralmente têm menos tempo de vir até a cidade nos dias úteis para cuidar de documentação”, informou a Coordenadora do Programa de Documentação do Incra, Joana D’Arck dos Reis.

 

Cerca de 300 voluntários devem trabalhar no evento. O atendimento será dividido para os moradores da zona rural de oito da manhã às 13 horas e das 13 às 17 horas para os moradores da zona urbana. É uma forma de atender a todos, mas com preferência para quem vive no campo, já que o acesso dele aos serviços oferecidos neste dia, que vai contar com confecção de documentos como: carteira de identidade, carteira de trabalho, cpf, inscrições do INSS para segurado especial, cadastro único e pedidos de certidões de nascimento e casamento. Toda documentação será ofertada gratuitamente e em primeira ou segunda via.

 

Além disso, o “Castelo Ação de Cidadania” vai contar com recreação infantil, oficinas de arte, danças, vários tipos de exames como aferição de pressão arterial e teste de glicemia, palestras sobre doenças sexualmente transmissíveis, escovação, aplicação de flúor, orientação nutricional, oficinas de artesanato, além de serviços de corte de cabelo e manicure, entre outros.

 

“Vai ser um dia muito importante para nosso município, principalmente para quem mora na zona rural. Nosso objetivo é proporcionar a todos os munícipes uma oportunidade de em apenas um dia conseguir vários documentos e serviços gratuitamente. Vamos disponibilizar ônibus para todas as comunidades e também aqui dentro da cidade para facilitar o acesso aos serviços. Vamos contar com a colaboração de muitos voluntários que vão dedicar parte do dia para atender a quem precisa, por isso denominamos de ‘Castelo Ação de Cidadania’ este evento que promete ser um marco para a administração do município juntamente com o nosso Sindicato dos Trabalhadores Rurais”, concluiu o Prefeito Jair Ferraço.

Confira mais Notícias

Divulgada programação da festa de emancipação política de Venda Nova do Imigrante

Venda Nova do Imigrante pode ter aeroporto próximo à BR 262

Veja como fica o expediente da Prefeitura de Venda Nova no feriado de Páscoa e Tiradentes

Orgulho de Ser das Montanhas Capixabas: uma campanha de valorização regional

Venda Nova abre inscrições para pré-cadastro de castração gratuita de cães e gatos

Madeira tratada: sustentabilidade e inovação para o futuro da construção civil

Clube Recreativo Venda Nova convoca associados para assembleia geral

CNH Social: ES anuncia 7 mil vagas para carteira de motorista de graça