Um acidente de moto provocou a morte de um agricultor na madrugada deste domingo (14), próximo de uma comunidade rural, distante cinco quilômetros do trevo de acesso da Rodovia BR-262 à sede de Muniz Freire. A vítima é Eredílio da Cunha Lopes, 48 anos.
O motociclista teria realizado uma ultrapassagem proibida para o trecho, marcado por curvas sinuosas e alto declive, e acabou batendo na parte de trás da carroceria de uma carreta que seguia no mesmo sentido. A moto, a Honda MRD-3222, de Muniz Freire, que pertencia à vítima, está estacionada no Posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF), em Ibatiba.
Agentes da PRF informaram que testemunhas afirmaram que o agricultor seguia pela BR no sentido Vitória/Belo Horizonte. Ao atingir uma curva, o motociclista bateu na traseira de uma carreta que trafegava em velocidade inferior e para a mesma direção.
O motorista e a carreta ainda não foram identificados pela PRF, mas as testemunhas disseram que após a batida, o veículo que estava em velocidade baixa, devido ao trecho perigoso, continuou a viagem, saindo do local do acidente, ocorrido no quilômetro 142, próximo ao trevo de Muniz Freire. O tráfego de veículos devido o horário estava fraco e não ficou comprometido.
Policiais de plantão souberam que o acidente teria sido provocado por uma tentativa de ultrapassagem forçada numa curva. Possivelmente, conforme e PRF ao tentar ultrapassar a carreta o motociclista desesperou-se ao perceber que outro veículo seguia em direção contaria e provocou o acidente.
Conforme o inspetor da PRF de Viana, Marcos Rainha, um dos maiores motivos dos registros de ocorrências como a que matou o motociclista em Muniz Freire é a imprudência, uma maneira equivocada de agir na pista, que é ligada quase sempre á velocidade excessiva. A ultrapassagem indevida, uma manobra considerada como de alto risco, tem ceifado a vida de muitos condutores de veículos e passageiros, afirma o policial.
Quatro veículos em outro acidente
Sábado, por volta de 21h50, a polícia registrou outro acidente com vítima fatal na região. Foi no km 98 da BR-262, na altura de Alto Peçanha, em Venda Nova, envolvendo quatro veículos. O comerciante Marcos Antônio Milagres, 29, chegou a ser socorrido por populares, mas morreu a caminho do hospital. Essas são as únicas informações no Boletim de Ocorrência à disposição da Polícia Civil.
* Fonte: Folha Vitória e Rádio FMZ