Geral

Mudou de novo! Horário de verão começa em 4 de novembro

Apesar do pedido de adiamento do horário de verão feito pelo Ministério da Educação (MEC), por conta das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o governo federal resolveu manter a data. Com isso, a mudança permanece para o dia 4 de novembro. No início do mês, o Planalto chegou a comunicar que o adiantamento dos relógios deria adiado para 18 de novembro. 
 

A intenção do MEC era evitar prejuízos aos estudantes que farão o Enem. A primeira prova do exame está marcada para   4 de novembro, e a segunda prova será no domingo seguinte (11). O argumento é que a necessidade de adiantar os relógios em uma hora pode confundir os candidatos.

 

De acordo com a Casa Civil da Presidência, o decreto que faria a alteração para o dia 18 não foi publicado no “Diário Oficial da União”. 

 

Já na segunda-feira (15), o  Palácio do Planalto informou, sem entrar em detalhes,  que a Presidência analisou o pedido do ministério mas que que ele não pode ser atendido. Com isso, o inicio do horário de verão fica mantido para o dia 4 de novembro.

 

O governo manteve como data final do horário de verão o terceiro domingo de fevereiro de 2019, que ano que vem cai dia 17.

Neste ano, o horário já começou mais tarde em virtude das eleições. No início do horário de verão, os relógios devem ser adiantados em uma hora.

O horário é adotado nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além do Distrito Federal.

 

Em nota, o Ministério da Educação informou que vai cumprir  a determinação e pediu aos estudantes que realizarão as provas do Enem que redobrem a atenção com o horário das provas.

 

Também informou que vai reforçar a comunicação aos candidatos sobre o fechamento dos portões e início das provas, que seguem o horário oficial de Brasília.

 

A previsão da pasta é de que 5,5 milhões de estudantes participem das provas este ano.

Confira mais Notícias

Bombeiros do 4º Batalhão resgatam duas cachorras presas em paredão de pedra em Venda Nova do Imigrante

Associação muda técnicas de desengasgo em bebês, crianças e adultos

Prazo de registro de ciclomotores termina em 31 de dezembro de 2025

Feira alerta para desafio no abastecimento e aposta em tecnologia e novas espécies para o setor

Divulgada programação da 23ª Festa do Rodeio de Venda Nova do Imigrante

Pipas impactam o fornecimento de energia para mais de 65 mil pessoas no Espírito Santo

60 mil pessoas: Festival de Inverno de Domingos Martins encerra 30ª edição com brilho, diversidade e impacto cultural

Parques Estaduais são opção de lazer nas férias de julho