O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), e a Prefeitura de Conceição do Castelo, realizam, desta terça (25) até quinta-feira (27), um curso sobre Produção de Frutas e Hortaliças Desidratadas, no Centro Comunitário de Santa Luzia, em Conceição do Castelo.
O objetivo é proporcionar mais uma fonte alternativa de renda para as famílias do município, por meio do aproveitamento de alimentos que seriam descartados. Serão três dias de capacitações, com aulas teóricas e práticas, sempre nos horários de 8 as 17h, com intervalos de duas horas para almoço. Cerca de 16 mulheres da comunidade de Santa Luzia irão participar. O curso será ministrado pela engenheira de alimentos do Senar, Maria Augusta Binda.
De acordo com o engenheiro agrônomo do Incaper, Sebastião Antônio Gomes, algumas frutas e hortaliças, que muitas vezes são descartadas por não serem consumidas e nem comercializadas, podem ser aproveitadas de outras formas. Uma das alternativas é o processo de desidratação, que consiste na retirada da água dos alimentos ao serem colocados em uma estufa. Dessa forma, uma fruta que duraria em média três dias passa a ter uma duração maior, de até uma semana, afirma o engenheiro.
Ainda segundo Sebastião, o objetivo do curso é treinar e capacitar as mulheres da zona rural na área de agroindústria a ter mais uma opção de trabalho para aumentar a renda familiar. Com o treinamento, as participantes irão aprender a trabalhar com produtos caseiros, tendo um melhor aproveitamento das frutas e hortaliças de seu próprio plantio. O intuito é a comercialização do produto depois de processado, conclui o engenheiro.