Um evento está movimentando a agricultura na Região Serrana do Estado. O grupo Syngenta, uma empresa global com a sede na Suíça, trouxe para Venda Nova do Imigrante uma ação voltada para agricultores e profissionais da área. São 15 dias de treinamento que visam a, segundo a empresa, promover treinamento técnico, mostrar as novidades do mercado além da eficiência dos produtos.
Além de tornar a prática mais segura, já que no treinamento é mostrada a forma correta do uso dos equipamentos de segurança, as instruções podem gerar uma boa economia para o bolso dos produtores. Trabalhando da forma correta, é possível diminuir a quantidade de defensivos usados, além de reduzir o número de aplicações, segundo especialistas.
"É uma ação boa para a empresa, que mostra os meios para prevenir as doenças, boa para o produtor, que aprende novas técnicas e fica a par do que está no mercado e também para a nossa economia local, já que trouxe profissionais do país inteiro, que movimentaram a cadeia de hotéis, restaurantes e pousadas da região", avalia Aloísio Pizzol, proprietário da Fazenda Barcelos, onde foram feitos os encontros.