Nesta segunda-feira (22), às 11h30, em uma ação inovadora, 30 municípios do Sul do Espírito Santo se reunirão com o Governo do Estado e o movimento empresarial ES em Ação para receber informações, debater a proposta de trabalho e dar início a um planejamento estratégico comum. O evento será realizado no Palácio Anchieta, em Vitória.
A iniciativa partiu dos membros da Regional Sul da Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes). A intenção é, por meio do modelo de assessoramento municipal que o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) se propõe a realizar a partir da sua reestruturação, estudar as potencialidades da região e entregar uma carteira de projetos futuros, compatível e convergente com o Plano de Desenvolvimento ES 2025.
O alinhamento regional, segundo a diretora-presidente do IJSN, Ana Paula Vescovi, é um grande avanço para fortalecer instituições que possam assegurar o desenvolvimento equilibrado do Estado, em longo prazo. Temos convicção de que o agrupamento de municípios e, consequentemente, a concentração de esforços para a elaboração de um plano de ação comum é imprescindível para alinhar iniciativas públicas e privadas e, assim, alcançar o sucesso do desenvolvimento da região, disse.
O governador em exercício e coordenador do Programa Capixaba de Investimentos e Empregos, Ricardo Ferraço, destacou que a ação é mais uma prova de que a união de esforços pode alavancar o crescimento econômico.
O nosso Governo busca, desde o início, a união de esforços, com o apoio de todos os poderes e da sociedade organizada, para assegurar o equilíbrio do desenvolvimento estadual. Com o planejamento regional do Sul, mais uma vez vamos trabalhar para garantir o crescimento econômico sustentável, ou seja, com atenção à qualidade de vida, geração de emprego e distribuição de renda, concluiu ele.