Municípios mostram riqueza cultural e da biodiversidade na Ruraltures em Venda Nova

 

A Ruraltures 2021 já começou nessa quinta-feira (25) e vai até o próximo domingo (28), no Centro de Eventos Padre Cleto Caliman, o "Polentão", em Venda Nova do Imigrante. Com o tema "Turismo de Experiências", a faira oferece uma grande diversidade de espaços e ambientes, além de praça de alimentação e apresentações culturais. 

 

Os município que compõem a região turística das Montanhas Capixabas apresentam suas potencialidades e o que há de melhor em cada cidade. Confira o que você encontrará nos stands:

 

Afonso Cláudio- A ideia do município é levar seus maiores potenciais. É a Capital Estadual do Queijo (mais de 300 produtores de 16 diferentes etnias), conhecido pelos cafés especiais (entre os melhores do país, com várias premiações) e também a Capital da Biodiversidade, com destaque para a Observação de Aves (cerca de 370 espécies catalogadas). Além disso, destinos como a Rota do Empoçado e os Três Pontões estarão em destaque.

 

Brejetuba- O destaque serão os cafés especiais produzidos no município.

 

Castelo- O público vai conhecer os cafés especiais e cachaças produzidos no município, além de produtores de flores, cactos, suculentas e rosa do deserto da região do Forno Grande.

 

Conceição do Castelo- A grande aposta será a divulgação do Vale do Emboque.

 

Domingos Martins- O município com forte herança da imigração europeia, em especial alemães, pomeranos e italianos, vai levar grupos de dança, artesanato, além de divulgar as rotas e circuitos turísticos e o famoso “Brilho de Natal”.

 

Laranja da Terra- Em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura, o espaço será decorado com flores produzidas no município, artigos e produtos da cultura pomerana, artesanato de fibra de bananeira e móveis rústicos. No stand, também estarão presentes representantes das culturas afro e pomerana.

 

Marechal Floriano- O stand vai divulgar o Zoo Park da Montanha, o Circuito Vale do Verde, o famoso “Arroz de Marechal”, além das orquídeas e dos cafés especiais.

 

Vargem Alta- Vai mostrar o movimento quilombola da comunidade de Pedra Branca (região onde foi extraído, na década de 1950, um dos primeiros blocos de mármore do município), com destaque para o artesanato de tambores e caxambu; além de amostras da agroindústria local. Outra temática do stand serão as reservas ambientais do município (Águia Branca- conhecida pela incidência da saíra-apunhalada; Parque Municipal da Cachoeira do Caiado, RPPM Vale da Serra e Área de Conservação do Frade e da Freira- 70% pertence a Vargem Alta).

 

Venda Nova do Imigrante- O município anfitrião contará com dois stands, sendo um deles com uma casa típica do imigrante italiano cenográfica. O espaço vai dar destaque a alguns produtos do agroturismo local, a exemplo do socol, linguiças e massas, onde o público poderá conhecer um pouco da história e das tradições. Além da presença dos empreendedores de Venda Nova e de representantes das principais festas, a grande novidade será o mapa em “touch screen” com informações turísticas do município e a divulgação da mais nova rota, a dos Lagos.

 

Com informações da Assessoria de Imprensa da Ruraltures 2021.

Confira mais Notícias

RuralturES 2025 terá Seminário de Vinhos de Inverno com lançamento de zoneamento para cultivo de uvas

RuralturES 2025 abre inscrições para expositores de turismo rural, gastronomia e cultura

Agro capixaba mantém estabilidade nas exportações em 2025

RuralturES 2025 expande estrutura e promete edição histórica de 14 a 17 de agosto

Pesquisa apresenta diagnóstico da produção e do processamento de uva no ES

Governo do ES vai impulsionar agroindústrias e empreendimentos rurais e da pesca

Edição 2025 da RuralturES já tem data definida

Feira da Agricultura Familiar de Venda Nova retorna nesta sexta-feira (17)