Municípios recebem equipamentos para salas de vacinação

Secretários e representantes de 68 municípios capixabas estiveram nessa quinta-feira (29) na Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) para receber um total de 493 computadores. As máquinas, que equiparão as salas de vacinação, terão o novo sistema de informação do Programa Nacional de Imunizações (PNI). O programa possibilitará informatizar a obtenção e transmissão de dados, tornando-os mais confiáveis.

Os aparelhos foram adquiridos com recursos estaduais e federais. No total, foram gastos mais de um milhão e 300 mil reais na compra dos equipamentos (valor unitário de R$ 2.774,00). A entrega foi feita pelo secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira, e por Anselmo Tozi, que responde interinamente pela pasta, além do vice-governador César Colnago. Durante o evento, Oliveira fez um apanhado geral sobre a situação da saúde no Brasil e no Espírito Santo, destacando mais um investimento importante na área.

“Esse é um projeto importante para qualificar o controle da aplicação das vacinas nos pacientes capixabas, é mais um investimento do SUS. Esse evento dá transparência e publicidade das ações positivas que estão acontecendo. Nosso objetivo é profissionalizar a gestão da saúde”, destacou. O secretário interino, Anselmo Tozi, agradeceu a presença dos municípios e destacou o papel de cada ente na consolidação do sistema.

Vários municípios da Região receberam os novos computadores. Venda Nova do Imigrante (05), Conceição do Castelo (02), Afonso Cláudio (02), Brejetuba (04), Ibatiba (01) e Castelo (06) são alguns deles. Cada município receberá a quantidade de computadores correspondente ao número de salas de vacinação. Veja a lista de todos os municípios contemplados aqui.

Índices de destaque

A informatização dos dados vacinais contribuirá para que o Espírito Santo avance ainda mais na área de imunização, já que o Estado apresenta índices de destaque no cenário nacional. Em 2014, foram vários feitos alcançados, como, por exemplo, a cobertura vacinal de 102,01% na primeira dose da imunização contra o HPV.

Nesse mesmo ano, a campanha de vacinação contra o sarampo abrangeu 99,97% do público-alvo (segundo melhor índice do Brasil); e, a campanha de imunização contra a poliomielite (pólio), contemplou 99,63% do grupo visado pela ação (segunda melhor colocação nacional).

Confira mais Notícias

Campanha de vacinação contra Influenza é realizada em Venda Nova

Teleconsultas chegam a Venda Nova e facilitam acesso a especialidades médicas

Afastamentos por transtornos mentais aumentam mais de 100% em dez anos

Casos de dengue no Brasil caem 60% nas primeiras semanas do ano

Teste rápido de dengue já está disponível nas unidades de saúde de Venda Nova

Prefeitura de Venda Nova inicia 2º ciclo de aplicação do fumacê

A cada minuto, 40 pessoas são diagnosticadas com câncer no mundo

Brasil registra quase 3 mil casos de Oropouche em 2025