* Redação FMZ
Cerca de 150 moradores da região entre São José de Fruteiras (Vargem Alta) e Castelo, ambos no Sul do Estado, se reuniram nessa segunda-feira (09), na localidade de Capivara, no interior de Vargem Alta, para discutir sobre o asfaltamento do trecho de 38 quilômetros, que é um importante elo de ligação entre os dois municípios. O evento contou com a presença do secretário de Estado dos Transportes e Obras Públicas, Fábio Damasceno, do prefeito de Vargem Alta, "Bosquinho", e de outras autoridades desse município, do diretor do DER, Eliezer Rabelo, do assessor Albenízio Júnior, representando o deputado federal, Paulo Foleto, além do prefeito de Castelo, Jair Ferraço, e de todo o seu secretariado.
Uma obra orçada inicialmente em cerca de R$ 52 milhões, que garantidamente será executada pelo Governo do Estado, conforme anunciou na reunião, Fábio Damasceno, secretário de Estado dos Transportes e Obras Públicas.
“É uma obra grande, em um local de topografia bastante acidentada, com longo trecho de serra. Esperamos já no mês de outubro lançar o edital para depois assinar a ordem de serviço e iniciarmos a obra. É importante que os moradores da região por onde o asfalto vai passar opine com sugestões. A população pode colaborar apontando por exemplo quais trechos podem ter faixas multiuso, de pedestre ou mesmo ciclovia”, informou Fábio Damasceno, Secretário de Estado dos Transportes e Obras Públicas, dizendo que as pessoas podem fazer isso diretamente nas Prefeituras ou com os vereadores dos municípios de Castelo e de Vargem Alta.
O prefeito de Castelo pediu a colaboração dos moradores das margens da estrada. “Estamos tendo a experiência da obra da estrada Castelo a Muniz Freire que não está no ritmo que desejamos. Um dos empecilhos têm sido justamente os proprietários das terras por onde a rodovia vai passar. Precisamos saber que o asfalto é bom para todos. Vai valorizar as terras, resolver problemas de escoamento de produção, valorizar o turismo e trazer muitos outros benefícios”, disse Jair Ferraço, contando que já está fazendo uma conscientização dos moradores do trecho da estrada que vai cortar o município de Castelo.
Fazendo coro com Ferraço, o prefeito de Vargem Alta também agradeceu ao governador Renato Casagrande os investimentos na região. “Hoje é um dia de felicidade, pois podemos dizer que o sonho está se tornando realidade. Com esta visão estratégica do Governo do Estado, teremos um corredor paralelo à BR-262 e isso será muito importante para o nosso desenvolvimento. Só temos a agradecer essa visão descentralizada do Governador Casagrande, que está trazendo muitos investimentos para o interior do Estado”, concluiu Bosquinho.