Muniz Freire: aulas devem começar até dia 2 de março

A juíza de Direito da 4ª Vara da Fazenda Pública Estadual, Municipal, Registros Públicos, Meio Ambiente e Saúde de Vitória, Sayonara Couto Bittencourt, determinou que o Estado do Espírito Santo inicie, até o próximo dia 02 de março, as aulas nas escolas EMEF Lia Therezinha Merçon Rocha, EMEF Santa Joana, EMEF Maria Áurea Barroso e EMEF Tombos, localizadas em Muniz Freire. Em caso de descumprimento, a magistrada fixou multa diária no valor de R$ 100 mil.
 
Reprodução
<b>Título:</b>
A medida reitera decisão anterior, que havia determinado que, até nova manifestação da Justiça, a administração das quatro escolas municipalizadas de Muniz Freire ficará sob responsabilidade do Estado. A nova decisão considera, ainda, petição apresentada pelo Município de Muniz Freire, que informa o descumprimento da ordem judicial anterior.
 
Segundo os autos, em 2005, o Estado do Espírito Santo firmou convênio para a municipalização das escolas estaduais em funcionamento. Em Muniz Freire, o convênio firmado foi o de número 177/2005. Ainda de acordo com os autos, em 2014, o Município encaminhou um ofício ao Estado, solicitando o retorno das escolas municipalizadas para a administração do Estado.
 
Por meio do Termo Aditivo nº 13/2014, as escolas EMEF Lia Therezinha Merçon Rocha, EMEF Santa Joana, EMEF Maria Áurea Barroso e EMEF Tombos retornaram, então, para a administração do Estado do Espírito Santo. Contudo, por meio de um ofício, datado de 21 de janeiro de 2015, o Estado informou ao Município de Muniz Freire que o Termo Aditivo nº 13/2014 seria anulado e que, por isso, o Município deveria adotar as medidas necessárias para o início das aulas.
 
Com estas considerações, o Município de Muniz Freire alegou que a anulação do Termo Aditivo nº 13/2014 é ilegal. No início do mês, nos autos do mesmo processo, a juíza Mariana Lisboa Cruz Holliday determinou que, até nova manifestação da Justiça, a administração das quatro escolas ficará sob responsabilidade do Estado, medida reiterada pela nova decisão.

Confira mais Notícias

Governo do ES inaugura obras de melhoria do Sistema de Esgotamento Sanitário de Castelo

Conselho Tutelar de Venda Nova está funcionando em novo endereço

Empresas têm até esta sexta-feira para pagar o décimo terceiro salário

Carro e ônibus escolar colidem na BR 262 em Venda Nova do Imigrante

Seminário de turismo une experiências de Bento Gonçalves, São Paulo e Espírito Santo

Cabana Refúgio: arquitetura modular e sustentável será destaque na Espírito Madeira 2024

Rodadas de Crédito e Negócios impulsionam oportunidades na Espírito Madeira 2024

Mulher fica ferida após carro capotar em Conceição do Castelo