Exposição “Africaneiro: Um povo, várias Histórias”, Caminhada Cultural, apresentações de danças afro e capoeira, escolha do Rei e da Rainha Afro de Castelo e show com o sambista, compositor e cantor Neguinho da Beija Flor são as atrações do 25º Encontro da Cultura Afro Castelense, que começou no último dia 19 e vau até o próximo sábado (29), em Castelo, Sul do Estado. Neguinho se apresentará no encerramento do evento, no "Castelão", e a entrada é franca.
Este ano a entidade completa 25 anos de realização da festa. “O objetivo desse evento é festejar a história dos nossos antepassados, pois foram eles que vieram, após os índios, trabalhar como escravos, para a construção desse país. Vai ser uma festa muito bonita e todos estão convidados a participar.”, comentou a presidente do Movimento Negro Castelense, Maria Mota Ribeiro, conhecida como "Dona Marley".
Para o Secretário Municipal de Turismo e Cultura, Henrique Frauches, esse evento é de extrema importância para a preservação da cultura negra no município. “Reafirmar a identidade de um dos grupos formadores da sociedade brasileira é fundamental para a preservação cultural e a conscientização de uma sociedade capaz de aceitar as diferenças étnicas”, explicou o secretário.
O evento é realizado pela Entidade Cultural “Movimento Negro Castelense”, e conta com o apoio da Prefeitura de Castelo, através da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura. Todas as atrações do evento serão gratuitas.
Confira a programação completa abaixo: