Nome sujo na praça pode impedir devedor de dirigir, viajar e até ir a festas

A crise financeira pegou os brasileiros em cheio e, em muitos casos, ficou impossível de pagar as dívidas. E isso pode trazer mais prejuízos do que o nome sujo na praça, segundo a interpretação de alguns juristas sobre o novo Código de Processo Civil (CPC).  Alguns advogados e juízes entendem que deixar de pagar uma dívida pode custar, ao devedor, o direito de dirigir, viajar para outros países e até mesmo frequentar espaços de consumo, como shopping centers e festas.

 A reportagem do portal Gazetaonline citou o  inciso 4º do artigo 139, que dá poderes aos juízes para o uso de todas as medidas “indutivas, coercitivas, mandamentais ou sub-rogatórias” necessárias ao cumprimento das suas decisões.

 

Segundo a publicação, no entendimento do  juiz do 4º Juizado Cível de Vitória, Paulo Abiguenem Abib, isso significa que o bloqueio do passaporte ou da Carteira de Habilitação é possível desde que se esgote todos os meios de conseguir o pagamento aos credores. “O objetivo é dar mais efetividade às decisões judiciais. A pessoa só vai voltar a dirigir ou viajar para o exterior quando pagar o que deve”, disse.
O novo código entrou em vigor em março de 2016. Até o momento, não se tem notícia de decisões mais duras tomadas nos tribunais capixabas. Em outros Estados, como São Paulo, vários escritórios de advocacia já apostam nessa brecha para pressionar devedores a pagarem suas dívidas.

 

Alguns magistrados, no entanto, interpretam a regra de outra forma. Mestre em direito processual e titular do 3º Juizado Especial Cível de Cariacica, o juiz Ademar João Bermond alegou, ao portal de notícias, “discordar completamente” de que alguém possa ser impedido de dirigir ou viajar por estar endividado.

 

Com informações do Gazetaonline

Confira mais Notícias

Mercado eleva para 2,96% projeção de expansão da economia em 2024

Inflação desacelera para todas as faixas de renda em agosto

Sicoob ES é um dos melhores locais para se trabalhar no Espírito Santo

Sicoob ES é um dos melhores locais para se trabalhar no Espírito Santo

Mercado eleva para 2,68% projeção de expansão da economia em 2024

Carteira de crédito do Sicoob ES tem crescimento próximo a 30% no primeiro semestre de 2024

Mercado aumenta previsão da inflação de 4,12% para 4,2% em 2024

Inflação oficial sobe para 0,38% em julho, puxada pela gasolina