Nova edição do ‘Sabores do Campo’ traz produtos do agroturismo de Ibatiba

A 22ª edição do ‘Sabores do Campo’, que acontece na próxima terça-feira (27), às 19 horas, no Hortomercado, em Vitória, vai contar com a participação de Ibatiba. O evento tem como objetivo principal divulgar os produtos da agroindústria de base familiar e do agroturismo do município. Dentre os produtos a serem apreciados estão: mandioca com torresmo, linguiça caseira, feijão tropeiro, carne na lata, broa de melado e vinho.

Os visitantes que passarem pelo ‘Sabores do Campo’, além de degustar os produtos do Circuito Turístico ‘Caminhos dos Tropeiros’ de Ibatiba, também vão assistir a apresentação de moda de viola. O artesanato local também estará exposto, mostrando a arte na madeira, cestas de bambu, pintura em tecido, dentre outros.

O circuito é composto por onze propriedades rurais que são: Vinícola Guizzardi, Sítio Novo Horizonte Fruticultura & Agricultura, Produtos Poubel, Chácara e Restaurante 3G, Restaurante Vovó Rosinha, Tropeirão, Mata da Onça Lazer e Eventos, Floricultura Nascente das Flores, Morada dos Sonhos, Restaurante Leitão e Cia e Cafeteria Teeiro.

O ‘Sabores do Campo’ é uma promoção da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), em parceria com as prefeituras municipais. O objetivo do projeto é incentivar o trabalho da agroindústria familiar e divulgar os valores as tradições culturais das cidades do interior, aproximando o campo e a cidade.

O município

O município de Ibatiba está localizado na Região Sul do Espírito Santo, a 171 quilômetros da Capital. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a população estimada do município, é de aproximadamente 20.470 habitantes, e sua principal atividade econômica é representada pelo cultivo do café.

O município foi colonizado por tropeiros, vindos principalmente, de Minas Gerais. Homens de imensa força e resistência, os tropeiros, ao longo de suas andanças, assumiram grande importância na história de Ibatiba, principalmente na intensificação da cultura cafeeira.

As heranças tropeiras são marcas culturais que os habitantes adaptaram para seus hábitos alimentares e, até hoje, são percebidas na alimentação, principalmente com o típico feijão tropeiro.

O uso da gastronomia tropeira nas atividades turísticas do município se apresenta como forma de preservar as receitas tradicionais, o modo de preparo, o saber popular, sendo utilizado como complementação da oferta turística e de desenvolvimento para o turismo rural.

‘Sabores do Campo’

O projeto teve início no segundo semestre de 2007 e tem como objetivo principal unir o meio urbano ao rural por meio de momentos de degustação de produtos típicos da agricultura de base familiar, dos municípios participantes. O ‘Sabores do Campo’ acontece, periodicamente, no Espaço Agricultura em Movimento da Seag, nas dependências do Hortomercado em Vitória.

Os municípios que já participaram do projeto são: Afonso Cláudio, Alfredo Chaves, Anchieta, Aracruz, Cariacica, Castelo, Domingos Martins, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Jaguaré, Laranja da Terra, Mimoso do Sul, Montanha, Nova Venécia, Pinheiros, Santa Leopoldina, Santa Teresa (Pólo de Uva), Serra, Vargem Alta, Venda Nova do Imigrante e Vila Velha.

Serviço:

Sabores do Campo – Ibatiba

Data: 27 de outubro de 2009 (Terça-Feira)

Horário: 19 horas

Local: Espaço Agricultura em Movimento Seag, no Hortomercado de Vitória, na Praia do Suá

Confira mais Notícias

Triatleta vendanovense disputa Mundial na Espanha

Venda Nova conquista 5 medalhas e 3 vagas para a etapa estadual dos Jogos Escolares 2025

Vem aí a 3ª Copa de Karatê de Venda Nova do Imigrante

Equipe Lorenção é a campeão do comunitário de bocha em Venda Nova do Imigrante

Jogos Escolares do Espírito Santo finalizam fase regional das modalidades coletivas

Espírito Santo fecha maio com menor quantidade de homicídios desde 1996

De forma voluntária, médico realiza atendimentos nas trilhas do Polenta Off Road em Venda Nova

Venda Nova vive fim de semana histórico com 9º Polenta Off Road