A semana promete mudança no tempo na Região Sudeste com a chegada de uma nova frente fria que mais uma vez vai conseguir se deslocar até a altura do Espírito Santo e do norte de Minas Gerais. Diferente da última frente fria, apesar da chuva, esta não vem trazendo uma intensa massa polar. Há expectativa de queda de temperatura para o Sudeste, mas sem o frio intenso como aconteceu no final do mês de abril.
A nova frente fria está prevista para chegar a São Paulo na próxima quarta-feira (11) e partir daí as mudanças no tempo começam a acontecer em Minas Gerais e no Espírito Santo. A grande virada no tempo em parte de Minas e do Espírito Santo deve acontecer na quinta-feira (12) com o retorno das pancadas de chuva.
A última vez que choveu em Belo Horizonte foi dia 30 de abril, com 18,2 mm acumulados, segundo as medições do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). De acordo com o meteorologista César Soares "o mês de abril não foi bem de chuva na capital mineira, que registrou apenas 42% da média climatológica. A situação de Vitória é ainda pior. A última vez que choveu acima dos 10 mm lá foi no dia 5 de abril e o mês fechou com um volume chuva 64% a menos do que a média".
A expectativa é que a semana termine com mais umidade sobre Minas Gerais e o Espírito Santo, permitindo formação de muitas nuvens e a ocorrência de pancadas de chuva por diversas áreas, incluindo as capitais. Entretanto, não será uma chuva muito volumosa capaz de reverter os problemas com a seca, especialmente no Espírito Santo.
Confira os volumes de chuva estimados entre a segunda e sexta-feira em todo o Sudeste:
Fonte: Climatempo