Nova pesquisa pode melhorar a produção de morango no ES

Para se produzir um morango doce, suculento, de sabor marcante e cor vermelha intensa, os produtores capixabas contam com o apoio do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). E uma recente pesquisa, ainda inédita, gerou mais uma técnica para melhorar a rentabilidade na produção de morangos.

 

O estudo foi desenvolvido pelo pesquisador André Guarçoni, que trabalha no Centro Regional de Desenvolvimento Rural Centro-Serrano do Incaper. Ele analisou a aplicação de fertilizantes na água da irrigação (fertirrigação) a fim de melhorar a produtividade do morangueiro. "O maior benefício destes resultados se refere à rentabilidade da produção. Ao reduzir o custo de produção, é possível conseguir maior lucratividade”, explica Guarçoni.

 

Antes, as doses desbalanceadas de nitrogênio e potássio na fertirrigação eram responsáveis por diversas características não muito interessantes. O morangueiro poderia produzir mais folhas do que frutos, frutos de baixa qualidade e estava mais suscetível ao ataque de pragas e doenças. Além disso, os solos onde eram instaladas as lavouras estavam sujeitos a apresentar elevados índices de salinidade, o que reduz a produtividade.

 

Para chegar à dosagem ideal, Guarçoni fez diversas combinações com sete doses de nitrogênio e sete de potássio numa lavoura experimental de morango da variedade Camarosa em Pedra Azul, Domingos Martins. “Nosso próximo passo é implementar a tecnologia numa propriedade rural para validar os resultados. Vamos mobilizar pesquisadores e extensionistas do Incaper e envolver os agricultores da região”, conclui Guarçoni.

 

Depois que os resultados forem comprovados, todos os detalhes do procedimento serão submetidos a entidades de pesquisa, para que atestem o ineditismo e a eficácia dos trabalhos de Guarçoni.

Confira mais Notícias

RuralturES 2025 terá Seminário de Vinhos de Inverno com lançamento de zoneamento para cultivo de uvas

RuralturES 2025 abre inscrições para expositores de turismo rural, gastronomia e cultura

Agro capixaba mantém estabilidade nas exportações em 2025

RuralturES 2025 expande estrutura e promete edição histórica de 14 a 17 de agosto

Pesquisa apresenta diagnóstico da produção e do processamento de uva no ES

Governo do ES vai impulsionar agroindústrias e empreendimentos rurais e da pesca

Edição 2025 da RuralturES já tem data definida

Feira da Agricultura Familiar de Venda Nova retorna nesta sexta-feira (17)