Novas fachadas foram construídas como se fossem casas de verdade – Foto: Valdinei Guimarães |
* Valdinei Guimarães
valdinei@radifomz.com.br
Já está quase tudo pronto para a 36ª Festa da Polenta, que começa amanhã (10) em Venda Nova do Imigrante. Voluntários trabalham para garantir que a polenta e toda a estrutura estejam prontas para quando os visitantes chegarem. Quem passar pelo Centro de Eventos Padre Cleto Caliman (Polentão) nos próximos fins de semana, vai se deparar com uma nova Vila Italiana, que foi reconstruída e está mais realista.
Objetos de decoração dão mais realismo à Vila – Foto: Valdinei Guimarães |
A Vila, que antes era um painel com pinturas representando uma típica vila das famílias italianas quando moravam no velho continente há mais de 100 anos, agora ganhou fachadas de verdade. A estrutura, construída próxima a cozinha do Polentão, onde acontece a festa, usa móveis, metal, madeira e objetos de verdade para garantir o realismo da vila.
“Tudo foi feito como se estivéssemos construindo uma casa. Utilizamos móveis, esquadrias e paredes de cimento reais. As janelas até se abrem! Se construíssemos a parte interna, as fachadas se transformam em casas”, conta Washington Pereira da Silva Filho, profissional de comunicação visual que trabalhou no desenvolvimento da nova Vila Italiana.
Fachadas reproduzem casas dos imigrantes na Itália – Foto: Valdinei Guimarães |
A fachadas representam casas utilizadas pelos primeiros imigrantes quando viviam na Itália. “É uma evolução do que já tinha sido feito antes. Nós pesquisamos os tipos de moradia que existiam. Não são suntuosas, mas sim residências populares. O conceito é reproduzir uma vila italiana: aquelas casas construídas uma ao lado da outra, algumas até com paredes em comum, que abrigavam as famílias”, explica Washington.
Foram dois anos de pesquisas e desenvolvimento até que a obra começasse, no início de 2014. Além de embelezar e contar a história dos imigrantes, o objetivo dos organizadores da festa é utilizar a parte interna da construção, que tem uma laje, para que os visitantes possam ver, de cima, a cozinha da Festa da Polenta. A expectativa é de que isso seja feito a partir da edição de 2015.
A Festa da Polenta acontece de 10 a 12 e de 15 a 19 e outubro.
Leia mais: Divulgados valores dos ingressos para Festa da Polenta