Novas variedades de banana animam produtores

Cultivar banana sem medo de pragas e com alta produtividade. Além de resistentes à Sigatoka-Negra, doença que vem dizimando plantações em pouco tempo nos estados de São Paulo e Minas Gerais, as novas variedades de banana, Japira e Vitória, comprovam a qualidade e precocidade na produção.

De acordo com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural- Incaper, a média de produção de variedades tradicionais, como a Prata, é de 8 toneladas por hectare ano. Já as novas variedades da fruta podem atingir uma média de produção por hectare em torno de 18t por ano.

As variedades Japira e Vitória foram lançadas pelo Incaper na fazenda experimental do órgão, em Alfredo Chaves, em 2005. Segundo informações de técnicos do Instituto, além da resistência à praga, as novas variedades se adaptam ao clima da região capixaba.

Segundo o secretário de Agricultura de Alfredo Chaves, Antonio Carlos Petri, as novas bananas são bem produtivas e têm excelente qualidade de paladar, atendendo ao gosto dos consumidores. “As variedades produzem cachos de até 45 Kg. O município já possui 13 ha cultivados dessas variedades. Acreditamos que a partir do cultivo dessas espécies o município passe a colher cerca de 50 mil toneladas por ano da fruta”.

Analisando esse potencial, a Secretaria de Agricultura já inseriu no município 15 jardins clonais, que serão utilizados na produção de mudas para os agricultores do município. De acordo com dados do Incaper, o município produz mais de 20 mil toneladas por ano de banana prata, sendo 2,5 ha cultivados. A fruta é um dos principais produtos da economia alfredense e gera cerca de três mil empregos diretos, movimentando em torno de R$ 8 milhões por ano.

* Fonte: Jornal “O Noticiário- O Jornal das Montanhas Capixabas”

* Saiba mais detalhes na próxima edição!

Confira mais Notícias

Pesquisa apresenta diagnóstico da produção e do processamento de uva no ES

Governo do ES vai impulsionar agroindústrias e empreendimentos rurais e da pesca

Edição 2025 da RuralturES já tem data definida

Feira da Agricultura Familiar de Venda Nova retorna nesta sexta-feira (17)

Brasil exporta 46 milhões de sacas de café, atingindo recorde em 2024

Agro

Exportações do agro capixaba batem novo recorde

Fenecon 2024 é sucesso de público e negócios em Conceição do Castelo

Venda Nova do Imigrante recebe minicurso de produção de cogumelos do Incaper