*Redação FMZ
(Com informações do site da Câmara Municipal)
A Unidade de Saúde da Vila da Mata vai realizar ações dentro da campanha Novembro Azul, que será aberta no próximo dia 06 de novembro, às 18h30, em frente à Prefeitura de Venda Nova do Imigrante.
Neste dia, será feita uma caminhada em direção ao campo de bocha do bairro Vila da Mata, seguida de palestra com o urologista Camilo Munez. Ainda serão ofertados 40 exames laboratoriais de PSA, para homens acima de 40 anos, 40 consultas clínicas com exames físicos de próstata e os quatro testes rápidos disponíveis na Unidade de Saúde.
Divulgação |
![]() |
Helane Liege foi quem falou sobre a campanha. |
A enfermeira e coordenadora da estratégia da família da Unidade de Saúde da Vila da Mata, Helane Liege Belisário Pinto Ambrosim, usou a Tribuna Livre na Sessão Ordinária de ontem (29), na Câmara de Venda Nova, para falar sobre a campanha Novembro Azul, que realiza ações voltadas para a prevenção e diagnóstico do câncer de próstata.
Helane disse que o Novembro Azul é um movimento surgido na Austrália em 2003 e realizado em todo o mundo. A campanha foi criada para promover e contribuir significativamente para a compreensão da realidade do homem nos diversos contextos socioculturais e político-econômicos, possibilitando o aumento da expectativa de vida e a redução dos índices de mortalidade.
Entre as estratégias para chamar a atenção da sociedade masculina está a iluminação de alguns monumentos com a luz azul, compreendida como a união dos povos pela saúde dos homens. Ela apresentou dados da Sociedade Brasileira de Urologia que mostram que o câncer de próstata é o mais comum entre os homens, ressaltando que 2% da população masculina do Brasil apresentam essa doença.
"Isso significa dizer que, no mínimo, 400 mil brasileiros necessitam de diagnóstico, pois a doença é curável quando encontrada precocemente."
*Mais informações sobre a campanha e as ações no Município podem ser obtidas pelo telefone (28) 3546-6107.